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01/06/2012

O marketing de conteúdo B2B e seus maiores objetivos: vendas e engajamento

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Os programas de marketing para empresas B2B possuem diversos objetivos, entre eles:  educar o mercado, aumentar o tráfego do website e SEO. Mas, segundo pesquisa da HiveFire realizada nos Estados Unidos, os principais objetivos detectados nestes programas são o engajamento dos clientes e prospects, com 82% da fatia, e o aumento das vendas, com 55%. A liderança de conhecimento fica atrás de todos os outros como objetivo principal dentro da estratégia de marketing de conteúdo, que foi apontada como estratégia de marketing mais utilizada pelas companhias B2B. Em segundo lugar, as empresas colocaram o marketing de busca, como SEO/SEM, com 70% dos votos dos entrevistados e logo atrás os eventos e relações públicas.

Entre os objetivos do marketing em geral, podemos verificar que a prática de gerar vendas e leads se destaca. Apesar de grande parte das empresas B2B utilizarem o marketing de conteúdo, e o crescimento de 17% da curadoria do conteúdo como estratégia, o tempo continua sendo o principal desafio para conseguir executá-lo de forma diferenciada. Os métodos mais populares para se avaliar os programas de curadoria de conteúdo são por meio de sistemas e de metodologias próprios ou terceirizadas.

Apesar das restrições orçamentárias e limitações de mão de obra apontados como desafios no marketing, as empresas B2B, em estudo divulgado no final de 2011 pela MarketingProfs e pela Content Marketing Institute mostrou que 41% dos profissionais desse segmento têm como principal desafio produzir conteúdos que envolvam seus consumidores e também clientes potenciais, aumentando 14% em relação a 2010.

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