Últimas publicações

Categoria: Fala WLC

21/06/2012

Você está envolvido ou comprometido?

11

Olá, como vai? Meu nome é Isaque Carvalho e eu sou Gerente Trade Corporativo na WLC.

Nestes meus mais de 25 anos colaborando em diversas organizações, sempre me deparei com dois modelos de colaboradores: o envolvido e o comprometido. Gostaria de compartilhar esse assunto hoje.

 Acredito que você já deve ter ouvido alguma vez aquela boa, velha – mas sempre atual! – historinha sobre a galinha e o porco, exemplificando quem estava envolvido e quem estava comprometido com uma refeição. Se não se lembra, eu te conto.

 Sabe aquele gostoso (pelo menos eu gosto) e famoso prato tipicamente paulista, o “Virado Paulista”? Os ingredientes são: feijão cozido e refogado com gordura, sal, cebola e alho. Depois é acrescentada a farinha de mandioca em quantidade suficiente para absorver todo o caldo. Este prato é acompanhado de linguiça, ovos, couve, torresmo e costelinha de porco.

Você deve estar pensando “ok Isaque, fiquei com fome e não vi relação entre a receita e o tema. Pode explicar, por favor?!”. É que a galinha é envolvida num Virado porque cede o ovo. Já o porco é comprometido porque se dá inteiro, perde a vida para que o prato aconteça!

Podemos utilizar esse exemplo simples para pensar: estamos envolvidos ou comprometidos em nossas relações, sejam elas profissionais, afetivas, ou sociais? Obviamente não estou falando que devemos perder a vida para se comprometer com algum assunto! Mas defendo a ideia de que é necessário ter a real noção, antes de qualquer coisa, da diferença de comportamento de quem se envolve e de quem se compromete.

E você, está envolvido ou comprometido com o seu trabalho?

Um abraço e seja feliz!

Isaque Carvalho

Gerente Trade Corporativo da WLC

Deixe seu comentário

Posts Relacionados