Últimas publicações

Categoria: Dicas

14/05/2013

O líder e suas fraquezas

55

Ser líder é mostrar autossuficiência, dizem alguns. Será mesmo? Estar no comando também é trabalhar com pressão, administrar conflitos e cobrar por resultados e prazos. O resultado? Problemas a longo prazo para si mesmo.

Tais problemas podem ser de difícil percepção, já que o posto de liderança resolve diversas situações com diferentes indivíduos no dia a dia. Mas certas atitudes arraigadas prejudicam a carreira e, quando o profissional finalmente percebe quais são, já é tarde demais.

Alguns líderes travam uma longa batalha para evitá-las ou melhorá-las sem uma ajuda externa, colocando em segundo plano o desenvolvimento de sua carreira ou até piorando a situação.

Listamos algumas fraquezas frequentes que acometem um gestor e prejudicam qualquer chance de motivação no trabalho.

Ciclo viciante

Inabilidade de foco, prometer delegar tarefas e fazer tudo sozinho, ataques de mau humor ou outros ciclos de comportamento negativo são fraquezas que compõem o ciclo viciante. Ele vem acompanhado com a promessa de mudança toda vez que essas características acontecem, o que pode levar anos para mudar ou nunca mudam.

O que fazer? Não se torture. Procure um líder coach que acompanhará sua carreira e o aconselhará com a ajuda de técnicas para que as mudanças ocorram permanentemente.

Preconceitos estratégicos

Enquanto questões de comportamento são mais evidentes, o preconceito pode passar desapercebido e estar em todos os aspectos de uma gestão – e não apenas nas áreas mais óbvias de sexo e raça, mas em questões estratégicas e táticas.

Um exemplo: preferência por uma única estrutura ou canal de vendas, minando outras ações que poderiam dar certo, achando apenas aquela a solução mais viável.

O que fazer? Um bom líder sempre deve ouvir sua equipe o mais abertamente possível. Pergunte sempre para conseguir um feedback consistente sobre uma ou mais decisões.

Dependência em apenas uma habilidade

Confiar e depender em apenas uma habilidade é, talvez, uma das maiores fraquezas. O padrão de escolha por apenas uma forma criativa de pensar, uma proficiência ou qualquer que seja o ponto forte limita todo o potencial que o líder pode oferecer.

É como recorrer sempre à mesma solução, que não é a mais apropriada em alguns casos e que se desgasta com o tempo.

O que fazer? Apenas colegas mais próximos podem ajudar na detecção dessa fraqueza. Consulte-os sempre.

Precisa de motivação extra para aumentar sua liderança? Temos a solução com campanhas de fidelidade! Saiba mais: wlc.com.br

Deixe seu comentário

Posts Relacionados