Últimas publicações

Categoria: Fala WLC

30/08/2013

Consultor Virtual: A visão TI da WLC

wlc homem G

Por Fabrício Fontes*

Algum tempo atrás, a área de TI era entendida apenas como suporte às operações das empresas. Porém, cada vez mais, passa a ter uma importância estratégica dentro das organizações viabilizando novos planos e dando mais perspectivas ao negócio.

Em se tratando de campanhas de incentivo, é fundamental ter uma estrutura que garanta três importantes princípios: Integridade, Continuidade e Integração.

Integridade das Informações

Dar integridade às informações significa garantir dados consistentes, verídicos e íntegros. Na WLC, o departamento de tecnologia vai além dos tradicionais controles de inventários de software e hardware, disponibilidade de uso, registro de incidentes e indicadores de desempenho.

Ao recebermos uma requisição de desenvolvimento ou alteração de sistema, o que enxergamos, na verdade, é um pedido de mudança em um processo. Trata-se de uma mudança de estratégia que pode influenciar no método já existente, algo que exige estudo e dedicação especial antes da implantação, não simplesmente execução.

Todas as alterações em softwares e procedimentos são cuidadosamente gerenciadas. Elas são registradas, avaliadas e autorizadas antes da implementação, além de revisadas para saber se estão de acordo com os resultados esperados. Cuidados como esses diminuem consideravelmente a possibilidade de falhas e instabilidades.

Continuidade do Negócio

Não nos limitamos apenas em elaborar planos de recuperação de dados como contingência. Nosso modelo do negócio precisa de algo mais dinâmico e seguro, pois qualquer interrupção pode representar um lucro não-consumado ou até mesmo um prejuízo.

Para evitar esses problemas, trabalhamos com firewalls; sistema gerenciador de banco de dados; revisão de privilégio aos dados; encriptação; controle na prevenção de corrupção de dados; fácil recuperação de dados e performance; integração com os sistemas de armazenamento local e cloud. Sabendo que imprevistos ocorrem, trabalhamos para minimizar quaisquer impactos que possam ocorrer cuidando para que as falhas sejam evitadas.

Integração das Soluções

Na busca incessante em integrar novas tecnologias, utilizamos uma visão estratégica dos processos aliada a uma “visão sistêmica”, enxergando o processo como o todo. E o mais importante e fundamental: realizamos uma análise de riscos e impactos, para garantir qualidade em todo e qualquer processo ou rotina sob nossa responsabilidade.

*Fabrício Fontes é Coordenador de TI na WLC

Deixe seu comentário

Posts Relacionados