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Categoria: Fala WLC

27/09/2013

Consultor Virtual – Vá além. Aposte em premiações diferenciadas

 mergulho G

Por Thomas Camargo*

Como já foi exposto em colunas anteriores, existem ocasiões e circunstâncias que desafiam a capacidade de premiar e incentivar os colaboradores. Nesses casos, a necessidade é de reconhecer o desempenho alcançado através de meios que marquem a vida do colaborador e de maneira que fujam das tradicionais. Mas por que e como fazer isso?

A estática

A premiação, feita constantemente e já prevista, pode não causar o efeito desejado, pois, como já observamos, não é possível se manter  uma equipe, time ou empresa em uma  campanha de incentivo para sempre. As campanhas feitas todo ano, no mesmo período de tempo, são sim, muito úteis e motivadoras. Mas hoje, é necessário um incentivo a mais, o fator surpresa. Nesse ponto, existem opções de premiação que podem ser utilizadas de forma a potencializar ainda mais uma campanha de incentivo. Estas são: Experiências e o Cartão Vale-Compras WLC.

Para ajudar a ilustrar o uso dessas duas opções em uma campanha. Daremos exemplos de utilização das mesmas.

Por que Experiências?

Em nosso primeiro exemplo, uma equipe de vendedores de uma determinada empresa alcança sempre as metas de vendas propostas, porém, apesar de integrarem uma mesma equipe, os vendedores agem de forma individualista entre si. Nesse cenário proposto, qual a melhor ação de modo a tentar formar um time mais unido?

Em um caso como o acima citado, uma boa forma de solução seria premiar o resultado de uma meta coletiva, com um incentivo coletivo. Uma atividade comum envolvendo todos os membros do departamento, como um rafting ou uma disputa de paintball, valorizam o conceito de que o grupo depende de todos os membros para funcionar e, mais do que isso, são experiências agradáveis ao ar livre, que com certeza deixarão boas lembranças em todos os participantes.

Esse pequeno exemplo nos mostra o que são as Experiências: uma forma de premiar diferente, no qual o prêmio pode não só proporcionar momentos agradáveis, como também lembranças e lições que serão agregadas em prol da empresa que premia.

Porque Cartão Vale-Compras WLC?

Vamos exemplificar outra situação: temos uma organização que possui um calendário anual fixo e solidificado, sendo a campanha de incentivo em questão lançada sempre seguindo um rígido cronograma.  Essa campanha é longa e abrange aproximadamente 8 meses do ano.

Nesse cenário, sempre no início do ciclo de campanha existe um forte impulso nas vendas, porém chegando a metade, o desempenho vagarosamente vai decrescendo, voltando a subir próximo do final da validade da mesma.

Em um caso como o descrito acima, uma solução indicada seria a de estabelecer uma segunda estratégia de campanha, esta baseada na avaliação com métrica mensal, para ser utilizada no período onde tradicionalmente ocorre a baixa das vendas. A forma de premiação poderia ser o Cartão Vale-Compras WLC.

Os Cartões são vantajosos por ser fruto de uma parceria entre a WLC e a Vale-Presente. São cartões com créditos que podem ser utilizados em milhões de estabelecimentos que aceitam Mastercard distribuídos em todo o país. O Cartão Vale-Compras WLC oferece aquela “cafeína” extra para os colaboradores-alvo e constitui-se uma ótima ferramenta para complementar uma campanha de acúmulo de pontos.

Como premiar com Experiências e Cartão Vale-Compras WLC

Existem muitas maneiras de premiar com experiências. Isso vai, desde a compra de pacotes ou de vouchers de viagem, por exemplo, ou de passeios em grupo, a compra de vouchers, que normalmente oferecem pacotes com diferentes opções de experiência dentro de um mesmo valor. Assim, o colaborador poderá escolher, dentro daquele pacote de experiências, a que mais se encaixa em seu perfil e desfrutá-la. Particularmente, a opção de vouchers de experiências é uma opção melhor, já que desburocratiza o processo de escolha, oferece uma ampla gama de opções e com isso garante a satisfação do colaborador.

Já Cartão Vale-Compras WLC são como exemplificamos anteriormente, produtos que são fruto da parceria entre a WLC e a Vale Presente.

Se você quer conhecer mais sobre todos os produtos e soluções que a WLC oferece, acesse nosso vídeo apresentação aqui  ou consulte-nos!

*Thomas Camargo é Analista de Marketing da WLC.

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