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02/10/2013

Quanto investir em um programa de incentivo para colaboradores?

moedinha G

Desenvolver uma métrica confiável para a elaboração de planos de reconhecimento de colaboradores é um dilema recorrente para a maioria das empresas.

Um estudo feito pela agência Dittman Incentive Marketing definiu alguns parâmetros que servem de referência para companhias de diversos segmentos. Com base em ações bem-sucedidas na relação entre investimento versus resultado, o levantamento apontou que, para reconhecimento de datas de aniversário (2, 5, 10, 15 anos de colaboração), o valor médio anual é de US$ 45 por colaborador recompensado. Em programas mais amplos, que envolvem resultados e engajamento, esse valor pode variar entre US$ 12 a US$ 64 ao ano.

Uma das vantagens da compensação por tempo de serviços é o engajamento dos profissionais e queda da rotatividade. De acordo com uma pesquisa realizada pela The Cicero Group, com 2.400 colaboradores em dez países, o tempo de permanência médio na organização é de 8,4 anos nas empresas que não oferecem premiações. Já naquelas em que há os melhores planos de recompensa, a média sobre 12,7 anos.

Tomando como base um número hipotético de 10% da base total de colaboradores que completa um ano de serviço, a Dittman, estabeleceu o seguinte cálculo de custo médio entre as empresas com planos mais bem sucedidos nos Estados Unidos:

5 mil colaboradores – US$ 222 mil/ano

2,5 mil colaboradores – US$ 112,5 mil/ano

1 mil colaboradores – US$ 45 mil/ano

O estudo leva em conta que, dos 10% recompensados, 80% cumprem programas até 5, 10 ou 15 anos de tempo de serviço, e 20% alcançam a faixa de 20 a 40 anos.

Saiba mais sobre o estudo da Dittman Incentive Marketing aqui.

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