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30/10/2013

Os 10 erros que devem ser evitados em uma ação de reconhecimento

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Baseado na experiência de diversos gestores e especialistas em ações de reconhecimento, o pesquisador Roy Sauderson, autor do livro “Giving de Real Recognition”, lista os principais equívocos que o líderes devem ter em mente ao estabelecer práticas de reconhecimento e recompensas a seus colaboradores.
Confira:

1. Não perca de vista o real valor da recompensa
Mais importante do que a recompensa em si, é a forma como ela é dada pelos superiores. Pare de olhar para o valor monetário de um prêmio, seja ele alto ou baixo, e procure melhorar a qualidade da experiência do destinatário.

2. Programa de reconhecimento é o veículo, não o fim
Nunca se esqueça de que os programas de reconhecimento são simplesmente uma ferramenta para a prática de reconhecimento a ser dado. Você pode criar estratégias, sistematizar e personalizar tudo o que quiser, mas os programas devem se basear em práticas autênticas que tenham como real objetivo reconhecer as pessoas.

3. Não deixe os “porquês” de lado
Antes de elaborar sua campanha, dê um passo para trás e pergunte: “Por que estou recompensando essa pessoa?” “Por que eu estou feliz com as contribuições dela à empresa”. “O prêmio irá representar de fato o valor que ele agrega ao negócio?”

4. Mantenha o toque pessoal, mesmo em grandes recompensas
Oferecer o melhor prêmio de recompensa para alguém, como uma viagem para um destino exótico ou um cruzeiro, sempre causa impacto. Mas esse tipo de ação de reconhecimento nunca pode perder o toque pessoal, valorizando as pessoas, as conexões e as memórias que a viagem irá proporcionar.

5. Sempre reconheça
Aproveite da melhor forma possível o tempo e esforço necessários para comunicar seu reconhecimento através de ferramentas online. Não perca o impacto positivo por não saber se expressar corretamente. Passe uma mensagem autêntica e com significado.

6. Não deixe que o prêmio sabote suas intenções
Determine o propósito para a ação de reconhecimento antes de definir o prêmio. Uma grande recompensa não necessariamente ajudará a cumprir seus objetivos.

7. Faça a lição de casa com antecedência sobre o destinatário
Esteja preparado e pesquise bem sobre o recompensando antes de partir para a ação. Desta forma, as premiações irão reforçar a mensagem que você pretende passar ao homenageado.

8. Não confunda as mensagens
Acertar o apelido, não confundir o cargo e manter uma mensagem objetiva em emails, newsletters e todo o tipo de comunicação interna. Em reconhecimentos públicos e pessoais, use expressões positivas e evite aquele “mas” irônico ou sarcástico no meio da frase.

9. Não confunda as pessoas com recompensa e reconhecimento
A maioria não sabe a diferença. Mas o dinheiro nem sempre impulsiona o melhor desempenho. Muitas recompensas podem ser feitas com a oferta de cargos e responsabilidades, enquanto a falta de reconhecimento suficiente pode levar à queda de produtividade. Entenda as definições de ambos e as utilize com cuidado.

10. Não se esqueça das pessoas
Ações de recompensas e reconhecimento podem muitas vezes se tornar um mero ato transacional em vez de provocar uma atitude transformadora. Em cada iniciativa, você deve fomentar elações positivas com as pessoas e usar as ferramentas disponíveis para inspirar os colaboradores. O tema principal são as pessoas, nunca os objetos.

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