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24/01/2014

Pensando em Campanhas de Incentivo

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*Por Thiago Moreira

Sempre que falamos em campanha de incentivo, direcionamos o olhar para o prêmio, que sim é muito importante, mas antes de se concretizar uma campanha e efetivamente pensarmos nos prêmios, muitos fatores devem ser levados em consideração, desde a implementação, acompanhamento até o encerramento da campanha de incentivo. Tanto quem premia, quanto quem está sendo premiado, tem expectativas e esperam resultados, assim, ferramentas métricas são importantes para que se tenham parâmetros e possa ser feita a avaliação dos resultados da campanha.

 

Como funcionam e quais suas vantagens?

 

Campanhas de incentivo com catálogo de prêmio e resgate on line, em sua maioria estão embasadas sobre alguma plataforma de catálogo de premio virtual.

Porém, para iniciar uma campanha de incentivo, é preciso conhecer seu público, ter conhecimentos mínimos de uma operação técnica e logística de incentivo, para assim poder selecionar os parceiros que irão administrar sua campanha, tudo isso segue embasado basicamente em uma estrutura muito próxima a de um e-commerce.

Uma organização que está iniciando ações de incentivo não necessariamente já precisa aderir a uma plataforma de catálogo de prêmios. Contudo, com a adoção de uma plataforma sólida, proveniente de um parceiro de confiança, uma vitrine atrativa e com um fee mensal mais acessível para utilização, já é possível pensar em integrações e diversas funcionalidades. Isso, por muitas vezes, acaba sendo mais viável, pois concentra os esforços principais em um só parceiro, exigindo uma quantidade menor de mão de obra interna e assim diminuindo os custos finais de sua campanha. Desta maneira, uma plataforma permite uma proximidade maior com o parceiro, possibilitando-lhes explorar melhores oportunidades de negocio, pois terão acesso a relatórios diversos de cadastros, resgates, lista de desejos, etc.

 

Atenção e planejamento são fundamentais:

 

O mercado de incentivo é cheio de grandes oportunidades, mas também não faltam barreiras para quem deseja implementar uma campanha de incentivo.  A burocracia e a má regulamentação desse mercado complicam ainda mais a situação, mas, por outro lado, sabemos que uma campanha de incentivo amplia o retorno das organizações dispostas a encarar esses desafios e investir. Com a crescente classe média do país, e nossa posição de quinta nação mais conectada à Internet em todo o mundo, sabemos que é um bom momento para apostar em transações digitais, e investir para migrar para campanhas on line.

Fazer da sua campanha um sucesso, contudo, não está relacionado apenas aos itens citados acima, pois de nada adianta ter um expressivo número de vendas, metas de equipe atingidas, um catálogo on line com centenas de produtos totalmente funcionais, finalizar o processo de resgate atendendo todas as expectativas do premiado, se a empresa parceira não tiver condições de receber, processar e entregar os pedidos realizados com velocidade, assertividade e qualidade, evitando erros operacionais, atrasos na entrega, cancelamentos e/ou devoluções como já citamos no Consultor Virtual: Uma breve visão dos processos na WLC (Link para a matéria).

Independentemente do tamanho da campanha de incentivo a ser desenvolvida, toda organização deve ter um fluxo mínimo de processos e, sempre que for desenvolver uma nova campanha procurar empresas parceiras que sejam especialistas do mercado, com solida experiência, para que não haja frustrações tanto para os organizadores, quanto para os premiados.

*Thiago Moreira é Coordenador de Projetos e Marketing na WLC.

 

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