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05/03/2014

Colaboradores Motivados = Clientes Fiéis

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Quando se trata de motivar, estratégias do tipo “balançar uma cenoura para que as rodas se movam” não são as mais inteligentes, nem as mais recomendadas. Nada é tão simples. É necessário o desenvolvimento de uma estratégia holística, que envolva a sua organização como um todo e, em contrapartida, crie uma experiência diferenciada para seus clientes. Existe uma correlação provada entre: satisfação dos colaboradores, engajamento, produtividade e rentabilidade. Assim, criar uma cultura positiva e recompensar as boas atitudes e comportamentos é estimular o crescimento e a lucratividade da organização. Abaixo, seguem algumas áreas que merecem atenção.

 

Atrair e manter talentos

Mais de 75% das empresas têm dificuldades em atrair o candidato certo, especialmente em cargos de alto escalão. Assim, diferenciar sua proposta é importante. Os candidatos são oito vezes mais propensos a ser atraídos para as empresas com o envolvimento estruturado e estratégias de motivação.

Uma vez atraídos os talentos desejados é hora de mantê-los. Substituir talentos é caro. Na Inglaterra, o custo estimado para a contratação de um novo colaborador é de quase £10.000! E colaboradores engajados entregam até quatro vezes mais valor para uma organização que os colaboradores não engajados. Um maior engajamento também reduz em até 87% o desejo de troca de emprego nos colaboradores.

 

Melhorar as taxas de frequência

Estima-se que no Reino Unido 25 milhões de faltas ocorram por ano em virtude de falsas comunicações de doença. Esse valor representa 12% de todas as faltas que ocorrem naquele país em um ano. O custo para as empresas chega a mais de 1,25 bilhão de libras por ano. No entanto em organizações com colaboradores engajados a média de número de faltas por doença a cada ano é de apenas três, ao passo que em organizações com colaboradores não engajados esse número dobra.

 

Reconhecimento individualizado

O reconhecimento entre colegas de trabalho pode ter um enorme impacto sobre atitudes positivas no ambiente de trabalho. Um simples obrigado quando feito com sinceridade, acompanhado por uma remuneração adequada pode aumentar substancialmente o envolvimento dos colaboradores.

 

Melhorar a comunicação

Um dos mais importantes meios de melhorar o engajamento entre os colaboradores é dar oportunidade ao colaborador de dar o seu feedback e dizer o que ele sente e acha da organização. Isso promove um melhor desempenho, a retenção dos funcionários e melhora as emoções em relação ao trabalho. Mecanismos de comunicação de duas vias e de feedback permitem que todos os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados.

 

Fidelização do cliente

Clientes fiéis são essenciais para o crescimento dos negócios. Eles são geralmente menos sensíveis às variações de preços e também são menos suscetíveis a abordagens dos concorrentes e também se tornam poderosos aliados no marketing. Assim, todos os passos anteriores, juntamente com campanhas de incentivo focadas na retenção e fidelização desses clientes se torna o passo final dessa estratégia. Abrangendo todos esses pontos, uma organização com certeza conseguirá colaboradores engajados e clientes mais fiéis e satisfeitos.

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