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19/03/2014

Questão de lealdade

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Como atrair, reter e manter os bons colaboradores leais a sua empresa? Para responder a essa pergunta a “Incentive and Motivation” entrevistou profissionais de variados segmentos do mercado de incentivo na Europa, que dão as suas opiniões sobre esse importante assunto. Vamos ver abaixo algumas dessas opiniões.

 

- David Pearson, Filmology

Para os colaboradores que recebem remunerações menores, uma sugestão de incentivo pode ser a chance de ganhar recompensas maiores se forem atingidos níveis maiores de desempenho. Oferecendo pequenas, frequentes e motivadoras recompensas o desempenho dos colaboradores pode melhorar, melhorando também o envolvimento.
Um sistema de incentivos eficaz ajuda a desenvolver as habilidades, conhecimentos e, em última instância, motiva e permite que o colaborador aplique-se mais. Para conseguir isso, o incentivo deve ser atraente para a maioria dos colaboradores. O desafio é encontrar uma recompensa adequada a todos.

 

- Simon White, Protravel

Reter os melhores colaboradores é um desafio constante para as organizações. Estudos mostram que recompensa e reconhecimento é a chave para que os colaboradores se sintam valorizados e engajados. Dessa forma, eles estarão mais propensos a permanecer por mais tempo dentro da organização.

 

- Julian Courtney, New Look

Por causa do cenário atual, muitos profissionais estão enfrentando reduções em seu número de horas de trabalho, salários e direitos, o que significa que é importante para mantê-los motivados e se sentindo valorizados. Um dos aspectos chave para criar lealdade é garantir que a organização entenda os seus colaboradores, ou audiência, e faça a escolha certa das recompensas/incentivos para esses colaboradores.

 

- Nicholas Roi, SilkRoad

A construção da lealdade e consequentemente a retenção do colaborador começa antes do primeiro dia do colaborador na organização. As primeiras impressões contam e a primeira impressão que a sua organização irá mostrar será durante a integração do colaborador em questão. A Integração é o processo no qual os novos colaboradores adquirem as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar seu papel dentro da organização. Também é quando ocorre a assimilação da “cultura” da empresa. Quanto mais eficiente for o processo de Integração, menos tempo o colaborador irá levar para alcançar a sua produtividade total. Você sabia que 65% dos colaboradores que deixam as organizações no período de 3 a 6 meses, fazem essa escolha com base na combinação dos dois fatores: “cultura” da organização e experiência do processo de Integração? Se esses dois fatores forem bem atendidos, a permanência dos colaboradores passa para uma média de 18 meses, antes que eles considerem o próximo passo. Após esse período outros fatores entram em jogo, como as oportunidades de progressão na carreira dentro da própria organização e os benefícios.

 

- Kuljit Kaur, The Voucher Shop

A cultura da empresa tem um impacto significativo em como os colaboradores se sentem sobre o seu empregador. É necessário que seja dada mais atenção em alinhar as recompensas e benefícios oferecidos aos valores e práticas organizacionais, quer se trate de uma ênfase em garantir que os funcionários estão motivados e envolvidos, um foco em um local de trabalho aberto, ou satisfação no trabalho.

 

- Andy Philpott, Edenred

A questão no uso de benefícios e recompensa, como ferramentas para gerar lealdade é que, embora muitos empregadores deem o passo importante de fazer o investimento, após a implementação, eles não conseguem tirar o máximo proveito dela e ver o impacto que podem ter para a sua empresa. Há três razões:

A primeira é porque, embora na fase de planejamento os empregadores pensem sobre os benefícios que podem geram lealdade ou reter o pessoal, eles nem sempre põem em prática medidas que podem traçar o impacto nos negócios e medir os benefícios comerciais. Quando se trata de justificar o investimento, eles não sabem se os benefícios estão funcionando, por isso pode ser difícil de construir o apoio para programas de fidelização.

Em segundo lugar, muitas organizações não conseguem reconhecer que, embora a recompensa e benefícios sejam importantes na retenção, os sentimentos dos colaboradores sobre o seu gestor direto muitas vezes define seu desempenho e seus sentimentos sobre a organização como um todo. Os gestores desempenham um papel crítico na lealdade do colaborador.

Finalmente, muitas organizações ainda têm de compreender a importância de atender as diferentes necessidades dos funcionários. Vivemos em um mundo de personalização e a forma como muitas organizações oferecem recompensa e benefícios ainda ignora isso.

 

- John Dove, House of Fraser

Com base no volume de vendas de vouchers que fazemos para agências, estamos vendo um aumento ano-a-ano. Eu acho que isso significa que as empresas continuam a levar o tema “lealdade do empregado” a sério, elas querem manter uma boa equipe, e manter o custo de recrutamento baixo.

Vouchers é uma ótima maneira de gerar lealdade. A organização está dando ao colaborador a oportunidade de escolher seu próprio presente, que seja relevante e especial para ele, o que melhora o relacionamento colaborador/organização.

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