Últimas publicações

Categoria: Pesquisas

07/05/2014

Celebrar aniversário por tempo de serviço diminui rotatividade.

blog15_post_blog
Um estudo recente encomendado pela OC Tanner, uma empresa norte americana no negócio de valorização e reconhecimento, revela que programas que promovem a celebração de aniversários por tempo de serviço dos colaboradores estão ligados à diminuição da rotatividade. Nos Estados Unidos, o custo de substituição de um empregado pode ser uma despesa significativa para muitas empresas – variando de 30 a 400 por cento do seu salário anual. Por outro lado, um programa de reconhecimento de tempo de serviço ao colaborador custa cerca de 25USD por ano para cada colaborador.

A seguir, veremos alguns dos destaques do estudo, “Celebrar Carreiras: uma estratégia eficaz para condução de Engajamento e Retenção de Colaboradores”.

- Os colaboradores que trabalham em uma empresa que tem um programa para celebrar aniversários por tempo de serviço permanecem, em média, 1,9 anos a mais do que os funcionários que trabalham em uma organização sem um programa desse tipo.

- Os colaboradores que avaliam o programa para celebrar aniversários por tempo de serviço como eficaz permanecem, em média, 4,1 anos mais do que aqueles que trabalham em empresas sem um programa do tipo e 2,2 anos mais do que os colaboradores que trabalham em organizações com um programa considerado pelos colaboradores como ineficaz.

- Os colaboradores que trabalharam anteriormente em organizações que também tinham um programa para celebrar aniversários por tempo de serviço trabalharam, em média, dois anos a mais na organização anterior que os colaboradores que trabalharam em organizações sem um programa desse tipo.

- A correlação entre os programas de reconhecimento desse tipo e a diminuição da rotatividade é válida ao longo de gerações. Essa correlação é especialmente forte entre os trabalhadores com idades entre 25 a 44 anos, que preveem ficar 3,9 anos mais, se a sua empresa atual tem um programa para celebrar aniversários por tempo de serviço.

- Organizações que implementam programas para celebrar aniversários por tempo de serviço para os funcionários podem se beneficiar de economias de custo significativas, dado que os custos de volume de negócios e onboarding variam de 30 a 50 por cento do salário anual para colaboradores no nível de entrada, até 150 por cento do salário anual para colaboradores de médio escalão e até 400 por cento do salário anual para colaboradores especializados e de alto escalão.

Em suma, programas razoavelmente simples de serem implementados podem gerar retornos significativos. Celebrar mais um ano de colaboração pode, além de engajar, estimular a participatividade de forma simples e eficaz, diminuindo assim a rotatividade.

Veja todos os detalhes desse estudo aqui.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados