Últimas publicações

Categoria: Dicas

24/06/2014

4 maneiras de incentivar funcionários sem usar dinheiro

funcionários motivados

Para muitos empreendedores, empresários e gestores, o tema incentivo aos colaboradores ainda está muito ligado a benefícios materiais. No entanto, esta visão é muito limitada, a estratégia de motivar pode ser realizada de diversas formas:

 1 – Reconhecendo

Reconhecer funcionários por um trabalho bem feito é uma ótima maneira de motivar. Quando alguém realiza uma boa prestação de trabalho para você, responder com um e-mail de agradecimento, e, potencialmente, copiar os outros no escritório é uma ótima estratégia. Você também pode oferecer reconhecimento durante reuniões. A ideia é que essas pequenas ações contribuam para a motivação dos outros da equipe afim de que obtenham, também, resultados de excelência.

 2 – Criando um bom ambiente de trabalho

O seu local de trabalho deve ser um lugar agradável para estar. Se os seus funcionários se sentem confortáveis em seu ambiente, eles estarão mais propensos a trabalhar com dedicação à empresa. As pessoas costumam passar 8 horas por dia no local de trabalho, que é uma parte significativa do seu dia a dia. O trabalho deve ser agradável e se o local gera um ambiente hostil, ou até mesmo se é apenas um lugar onde ninguém se sente confortável, seus funcionários podem começar a procurar outros empregos, um sinal certo de que a motivação está caindo. Dê espaço suficiente para a interação privada de membros de sua equipe, e crie eventos sociais com os colaboradores fora da empresa. Nada longo e prolongado, mas apenas atividades rápidas, como happy hours e eventos esportivos.

3 – Sendo transparente

É importante que seus funcionários tenham uma compreensão muito clara de sua visão e a da empresa. Se você pode compartilhar de forma adequada essas visões aos colaboradores, eles vão sentir que são parte da organização e não apenas funcionários, isso impulsiona os sentimentos de importância, interesse e responsabilidade da equipe. Certifique-se de responder perguntas como “Quais são os objetivos da empresa?” “Que desafios enfrentam cada gestão?” “Como é que cada funcionário e equipe se encaixam na visão da empresa?”

4 – Ajudando a desenvolver as habilidades de sua equipe.

Este parece ser um fator chave na motivação profissional. Se você é capaz de incentivar o crescimento do conjunto de habilidades de seus funcionários, eles vão se sentir bem sobre si mesmos e em relação à empresa. Se você ajudar os funcionários a obterem certificações e prêmios, irá ajudá-los em suas carreiras e mais do que isso, irá gerar mais qualidade à sua própria organização. Certifique-se de dar aos seus colaboradores a oportunidade de crescimento dentro de sua organização e também de possibilitar a utilização de suas novas habilidades.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados