Últimas publicações

Categoria: Notícias

01/07/2014

Ensinamentos do mundo corporativo à nossa seleção

Motivação, reconhecimento e incentivo

Como sabemos, o Marketing de Incentivo foi inspirado pelos Jogos Olímpicos da era antiga. Portanto, a relação entre mundo corporativo e esportivo sob a ótica de estratégias de motivação é mais do que mera coincidência, e essas semelhanças abrangem principalmente esportes coletivos como o futebol.

Quando relacionamos a forma de gestão de atletas do futebol e atletas corporativo, podemos observar uma série de métodos cuja condução é bem semelhante entre os dois meios. No futebol temos uma comissão técnica sobre o qual o principal objetivo é gerir os atletas e principalmente motivá-los, seja por meio de palestras e preleções ou incentivos materiais como o chamado “bicho”, que é um prêmio entregue aos atletas por cada vitória alcançada. Por outro lado, no universo corporativo também temos métodos muito semelhantes aos do futebol, a única diferença talvez seja os valores materiais e emocionais inseridos em cada estratégia.

Pensando nessa ligação entre futebol e business, o técnico Luiz Felipe Scolari “convocou” um experiente executivo de negócios para auxiliá-lo na preparação dos atletas. Trata-se do empresário, escritor e professor Carlos Alberto Júlio. O “convocado”, que quando criança chegou a vender bolinhos de bacalhau em estádios, proferiu uma palestra motivacional sobre talento individual e coletivo.

Carlos Alberto acredita que a equipe está pronta para a conquista da copa do mundo e faz o seu diagnóstico. “O lado esquerdo do cérebro de Neymar trabalha em sintonia com o direito. Fred é atento a absolutamente tudo. Daniel Alves tem um empenho destacado. Marcelo se emociona com música. A lucidez de Hernanes impressiona, assim como a liderança de Luiz Felipe Scolari e o apoio de seus parceiros Murtosa e Carlos Alberto Parreira.”

Em determinado momento da palestra, os atletas foram convidados a participar da “validação de talento”. Júlio explica que é preciso reconhecer o talento do companheiro. “Sinergia é quando dois e dois não são quatro, mas sim quarenta ou quatro mil”, resume. David Luiz, zagueiro brasileiro, quis validar o talento de seu companheiro de posição, Thiago Silva, que, segundo ele, é humilde e líder. Neymar não falou de ninguém especificamente. “Quero validar o grupo porque aqui todo mundo é bom, tem seu espaço e talento. Somos humildes, alegres e unidos” disse o camisa 10, segundo o empresário.

A palestra foi bem abrangente e teve participação direta dos atletas. Além do tema principal, foram citados outros assuntos como conceitos de gestão, força da intuição, importância e maneira correta de tomar decisões e motivação interna e externa. Autor da coleção “Gestão descomplicada”, Júlio presenteou os jogadores com o título “Você, um grande estrategista”. E descobriu que a CBF já havia dado a cada um dos atletas outro livro seu: “Você, um grande empreendedor”.

Ao fim do encontro, o palestrante autografou os exemplares dos jogadores. Feliz pela atenção que recebeu por mais de duas horas, sem ver jogadores sonolentos ou recorrendo às redes sociais, Carlos Alberto Júlio deixou a Granja Comary certo de que verá uma seleção bastante motivada e preparada psicologicamente e tecnicamente para trazer o hexa a nossa nação.

Fonte: globoesporte.com

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados