Últimas publicações

Categoria: Dicas

03/07/2014

O que o futebol pode ensinar ao mundo corporativo?

3

Um dos maiores eventos esportivos acontece no país do futebol e todos nós brasileiros somos fascinados com o espírito da copa. Acompanhamos aos jogos, vestimos a camisa e somos engajados por toda aquela batalha que envolve a motivação e a determinação de cada time em busca do resultado.

Além de todos esses elementos que instigam as emoções, o futebol possui diversos componentes interessantes que passam despercebidos, mas que podem ser exemplos para o mundo corporativo e até para a vida.

Por parte do treinador de futebol podemos observar demasiada relação com o cotidiano de um gestor executivo. Ambos realizam um trabalho estratégico ao selecionar equipes e executar táticas em determinado jogo ou projeto, são os porta vozes responsáveis pela comunicação da equipe ou departamento, são designados para motivar e incentivar seus subordinados, e devem sempre dar o exemplo para que lhe seja reconhecida a autoridade. Ou seja, devem ser líderes em todos os momentos. É através dessas características que o gestor pode se inspirar para exercer o papel de líder diante de cada desafio no cotidiano corporativo e influenciar pessoas por suas atitudes e não por sua posição hierárquica.

Por outro lado, os jogadores de futebol são mais representáveis, nesta comparação, aos colaboradores.  O atleta, na maioria das vezes, é sinônimo de paixão, dedicação, disciplina e superação, transmite muita alegria e disposição ao jogar e se esforça ao máximo para vencer cada batalha. Geralmente treinam muito, iniciam a carreira desde cedo e na maioria das vezes abrem mão da convivência com a família por amor à profissão.

Claro que eles ganham muito por isso, e no mundo corporativo dificilmente colaboradores ganham salários que podem ser comparados aos dos jogadores. Entretanto, o ponto principal que podemos levar em consideração é o prazer dos atletas ao realizarem a profissão – claramente, na maior parte das vezes, eles amam o que fazem. Esse é o principal elemento da motivação desses profissionais, é isso que os colaboradores devem se inspirar: trabalhar com o que gostam para terem motivação e empenho a fim de conquistarem o sucesso

Outro aspecto que merece ser destacado nesta comparação, é que jogador futebol, assim como qualquer profissional, deve ter muita maturidade para saber lidar de maneira positiva com as vitórias e as derrotas. Se você aprender a lidar com a derrota e recuperar rapidamente dos tropeços da vida profissional e pessoal, estará também aprendendo um dos segredos para alcançar a felicidade.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados