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24/07/2014

Mensuração de resultados em campanhas de incentivo

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Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para medir a eficácia de seu programa de incentivo é ter certeza de que ele foi desenvolvido de acordo com os objetivos propostos desde o início.

Segundo Michelle M. Smith, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da OC Tanner, empresa de soluções de incentivo, o primeiro passo para mensurar a eficácia de uma campanha é criar, em torno dela, metas claras que possam ser mensuradas ao decorrer do programa. “Essas metas devem seguir critérios pré-estabelecidos e contribuir para consecução dos objetivos propostos”, explica Michelle. 

A segunda etapa envolve a criação de um processo para acompanhar e medir resultados. “Um programa para ter sucesso deve ter processos de analises e acompanhamento em todas as suas etapas e não só em seu término. Em vez de aguardar o final para avaliar os resultados, os clientes precisam de um olhar mais macro em relação a todos os processos, e ter critérios de análise distintos para cada um deles”, afirma a especialista. 

Louise Anderson, vice-presidente da divisão de vendas e reconhecimento da Business ImpactGroup, diz que os gestores de campanhas de incentivo devem se certificar de que as métricas e as análises estão a frente de todas as decisões. Por exemplo, se um cliente deseja premiar melhor determinada venda, mas as análises durante o processo da campanha de incentivo indicam que isto não pode acontecer por conta do alto fluxo que esta determinada venda ocorre, o cliente deverá rever suas estratégias na campanha.

Através deste processo é muito mais fácil direcionar os esforços de determinada campanha. “A concepção equilibrada de um programa de incentivo é o elo entre os seus objetivos e os objetivos e necessidades das pessoas a que ele se destina, completa Louise.

 

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