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12/08/2014

Papa John’s: “nosso melhor ingrediente são nossos funcionários”

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O Papa John´s é uma das maiores redes de pizzaria do mundo, com mais de 4.400 restaurantes franquiados. Em 2013, foi reconhecida pela Business First o negócio do ano, sendo também considerada entre as melhores oportunidades de franquia pela QSR Magazine. 

Todo esse sucesso não é por acaso, pois, na opinião deles, o principal reconhecimento que possuem é o de seus clientes. Para isso, investem bastante no reconhecimento e no incentivo dos funcionários da rede. Segundo John Schnatter, CEO da empresa, os mais de 100.000 funcionários são seus “heróis”, e ajudam a cumprir a promessa da marca e traduzi-la de maneira clara a cada atendimento. Por essa razão, as mesmas recompensas dadas a Schnatter são concedidas aos gerentes de lojas e funcionários. “Nós aprendemos que o pessoal de nível de loja é o melhor ingrediente para o nosso sucesso. Eles são os únicos que fazem todo o trabalho pesado”, diz Schnatter. 

Além do bônus, a empresa promove o respeito e reconhecimento em todos os níveis da organização. Um programa online chamado “IngredientYou” incentiva os membros da equipe a reconhecer uns aos outros em aniversários ou enviar uma nota de agradecimento. Além disso, reuniões mensais são realizadas para proporcionar um momento de reconhecimento público dos destaques individuais e coletivos, e também das metas alcançadas no período. E como premiação, os principais funcionários são selecionados para o “Founders Club”, uma viagem especial com Schnatter e outros membros da equipe de executivos em um ambiente informal. “O que é mensurado é recompensado”, diz Schnatter.

Durante uma recente viagem para a Irlanda, Schnatter ficou hospedado em um Hotel Castelo por uma noite. Ele ficou surpreso ao descobrir que aquele era o único hotel daquele tipo no local. De acordo com o gerente do hotel, os outros castelos tinham sido todos incendiados pelos agricultores que estavam sendo tratados injustamente por seus proprietários. Este castelo ainda estava de pé, pois o proprietário tratou os agricultores com respeito. “O ponto é: se você não cuidar das pessoas que fazem o trabalho pesado, eles vão incendiar o seu castelo. Simples assim”, ironiza Schnatter.

Segundo Thompson, membro da equipe executiva, uma organização que valoriza indivíduos possui uma vantagem estratégica real. “Todos nós queremos ser valorizados e termos um propósito no que estamos fazendo”, acrescenta. Essa valorização inicia-se logo no processo de seleção dos funcionários. A empresa contrata funcionários por meio de metodologias de empreendedorismo e inovação, bem como uma cultura de assumir riscos e, por vezes, cometendo erros. De acordo com Schnatter, este espírito empreendedor “Fora da Caixa” é uma coisa que atrai as pessoas para trabalhar na empresa.

No Papa John´s, todos, desde a equipe de liderança executiva, como os gerentes de loja, sabem perfeitamente como gerenciar o estabelecimento. Quando os funcionários entendem os fundamentos da loja, processos e o modelo de negócio, eles são mais engajados e mais bem equipados para oferecerem inovações de melhoria. “Mais grandes ideias vieram dos funcionários da linha de frente do que você pode imaginar”, diz Thompson. Os funcionários se tornam mais participativos à medida que eles percebem o seu valor na organização. O papel da liderança, então, é ouvir e orientar a empresa, com base no feedback que recebe de suas equipes. “É um grande negócio para mim ter funcionários motivados e vencedores”, conclui Schnatter.

Fonte: ROP Magazine

 

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