Últimas publicações

Categoria: Pesquisas

14/08/2014

Como criar a melhor empresa do mundo para se trabalhar

3

Suponha que você queira criar a melhor empresa do mundo para trabalhar. O que você levaria em consideração?

A London Business School explorou a questão por três anos e concluiu que uma organização ideal opera em seu potencial máximo, permitindo que as pessoas façam o seu melhor trabalho. Eles descobriram cinco imperativos que devem servir como um guia de valor inestimável para qualquer líder com o objetivo de criar o mais autêntico, produtivo e recompensador ambiente de trabalho possível. São eles:

1. Deixando as pessoas serem elas mesmas

As pessoas precisam ser autênticas para fazer um bom trabalho. Quando as empresas tentam moldar o perfil de seus colaboradores, muitas vezes acabam inibindo o potencial deles. O ideal é ter uma equipe diversificada, mas ter uma cultura em que as diferenças de perspectivas, personalidades, estilos de trabalho e comportamentos possam prosperar e trabalhar cooperativamente, contribuindo, assim, para um potencial coletivo.

2. Sendo transparente

A melhor empresa do mundo não engana, não distorce e, principalmente, não omite as informações da organização para os colaboradores. Ela respeita a necessidade dos seus funcionários de terem o desejo de saber o que realmente está acontecendo e comunicam claramente as informações do dia a dia para que os colaboradores se sintam parte integrante da empresa. 

 3. Ampliando as qualidades das pessoas

Uma companhia ideal faz com que todos os seus colaboradores sejam os melhores do mercado. As pessoas querem fazer um grande trabalho e ampliar seus pontos fortes ao invés de suas fraquezas. O papel da organização, neste sentido, deverá ser de manter sempre uma estratégia de estímulo, abastecendo as qualidades dos profissionais, e uma estratégia de neutralização para inibir suas fraquezas.

 4. Mostrando como o trabalho diário faz sentido

Um trabalho significativo promove o engajamento e o crescimento pessoal.

Os funcionários devem ser responsáveis pelos resultados de seu trabalho, devem estar mais livres para escolher como, onde, quando e com quem realizá-lo. Os gerentes precisam confiar mais em seus subordinados, e os funcionários se transformarem em empreendedores colaborativos.

5. Tendo regras menos restritivas

O local de trabalho ideal é livre de restrições de caráter impositivo e hierárquico. As regras devem ser debatidas e estabelecidas em grupo, com participação de todos os colaboradores, independentemente da posição na empresa. Uma vez que a equipe entende que as normas foram definidas de forma democrática, o cumprimento delas se dá de forma mais natural e consentida.

O trabalho pode – e deve ser – libertador, vibrante, transcendente, e pessoal e profissionalmente gratificante. Quando você se esforça para a sua empresa ser a melhor possível para os seus colaboradores, fatalmente, este esforço se reflete para a sua empresa ser a melhor possível para os seus clientes. Ou seja, criando melhores locais de trabalho, cria-se melhores locais de negócios.

Fonte: ROP Magazine

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados