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04/09/2014

Premiação Corporativa: O que fazer e o que não fazer

premiações corporativas - o que fazer - o que não fazer

Descobrir e reter novos talentos, desenvolver competências e habilidades dos colaboradores, aumentar a produtividade, gerar motivação. Todos esses fatores visam, ao final, o bom desempenho de uma organização.  Mas conseguir esse marketing de relacionamento não é tarefa fácil, afinal cada funcionário é motivado por um fator e cada um tem uma habilidade diferente. Como então fazer uma campanha que envolva toda a empresa, mas respeitando a individualidade de cada funcionário?

Um dos tipos de campanhas de incentivo – sobretudo de vendas – que está sendo amplamente utilizado é a Premiação Corporativa, como ferramenta para reconhecer e premiar parceiros e colaboradores que se destacam em suas funções. Essa estratégia para premiar quem se destaca no dia a dia da organização, têm como objetivo aumentar o desempenho da empresa como um todo. O prêmio pode ser uma viagem, bonificação em dinheiro, folgas, produtos em geral ou cartões de premiação.

Segundo Deborah L. Vence,  colunista da revista “Premium Incentive Products”,  o reconhecimento e a recompensa, por meio do prêmio, contribuem para a mudança comportamental e o comprometimento de colaboradores internos e externos, e também aumenta a produtividade e os resultados de uma organização em até 15% durante o período da campanha, além de contribuir para a retenção de funcionários, assim como o desenvolvimento de aptidões dos colaboradores.

Veja dicas da especialista para utilizar este tipo de estratégia com excelência:

FORNECEDORES

Trabalhe com uma agência de incentivo especialista do ramo. Eles geralmente oferecem amplas possibilidades de produtos, plataformas e premiações, com alta possibilidade de personalização. Lembre-se que este é um momento de causar grandes impressões. Se alguma coisa, por menor que seja, der errado, o efeito pode ser totalmente o reverso.

Ao escolher as empresas fornecedoras, provavelmente não é uma boa ideia ser muito apressado. O planejamento é a chave do negócio. Não espere até o último momento para procurar fornecedores e nem confie em qualquer marca. Ao procurar uma agência de incentivo, leve em consideração principalmente: 

- Seu histórico e a sua trajetória:

A experiência e a maturidade da empresa diz respeito e muito a qualidade do serviço. Dê prioridade para empresas consolidadas no mercado e que entendem realmente o que fazem.

- Clientes já atendidos:

Veja o tamanho e a estrutura dos clientes já atendidos pela empresa e cases realizados por ela, e, se possível, procure testemunhos ou indicações de profissionais que já trabalharam com a marca.

- Soluções completas:

Priorize empresas que possuam serviços e possibilidades amplas que possam envolver todas as etapas de seu programa de incentivo. O ideal é centralizar toda a sua campanha em uma única empresa que possua plataforma online customizável, variedades de premiações e inclusive logística própria, isso te garantirá ter mais controle dos processos. Algumas organizações possuem até um serviço de consultoria para te auxiliar na estratégia, essa é uma boa opção principalmente se você não possui experiência com esse tipo de ação.

 

PREMIAÇÕES

Igualmente importante ao item anterior, a premiação é fundamental para determinar qual será o nível de impacto que a sua ação proporcionará aos participantes. Os presentes devem provocar uma ligação emocional que será lembrada por muitos anos. Lembre-se sempre que presentes são sobre os destinatários, e não sobre você, portanto, conhecer bem seus colaboradores – seus hábitos, gostos e comportamentos – será fundamental para alcançar resultados satisfatórios

Outra coisa muito importante é não usar as premiações como item de promoção ou exposição da sua marca. Etiquetar enormes logos da sua empresa nos produtos podem diminuir o valor do presente aos olhos do destinatário. O ideal, ao personalizar a embalagem ou o próprio presente, é utilizar decoração com o logotipo de uma maneira sutil, evidenciando principalmente o conceito da campanha e os benefícios que ela trará para aos participantes.

 

TIME

Como acontece com qualquer presente para um aniversário ou para uma festa, o “timing” é tudo. É fundamental saber o momento certo de presentear e reconhecer os participantes que alcançarem os seus objetivos. Um reconhecimento imediato e adequado é muito importante para a eficácia da sua campanha e para a sua cultura de incentivo.

Se a sua campanha é sazonal e tem relação com o natal, aniversário da empresa, ou qualquer outra data comemorativa, deve ser planejada para que as premiações “casem” com essas datas. Se a sua campanha tem relação com o verão e você deseja oferecer uma viajem como premiação, deve se certificar que a sua ação caia exatamente nesta época do ano.” 

 

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