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11/09/2014

Como anda a cultura de Reconhecimento na sua empresa?

cultura de reconhecimento

 

Pesquisas indicam que uma das principais tendências para os próximos anos é a criação de uma cultura de reconhecimento no local de trabalho. Mas o que exatamente queremos dizer com a palavra “cultura” e como nós podemos criar esse tão desejado modelo de convivência no ambiente corporativo?

Sabemos que a definição de cultura, entre outros conceitos, significa principalmente padrões de comportamento e atitudes. O ser humano é movido desde a antiguidade por estímulos, sejam eles sensoriais ou psicológicos, que formam exatamente esses padrões.  A cultura do reconhecimento, portanto, ocorre a partir de uma série de comportamentos e atitudes que possam gerar estímulos provenientes de emoções ou sentimentos como, por exemplo, o amor, alegria, felicidade entre outros.

Peter G. Furst, consultor organizacional, diz que “Parece haver três aspectos de uma cultura de reconhecimento no trabalho que requerem a nossa atenção: pensar, se comportar e trabalhar “. Furst chama estes “pilares” do reconhecimento de “cognitivo”, “emociona” e “comportamental”.

O aspecto cognitivo gira em torno da percepção e das crenças dos colaboradores sobre a organização e a cultura da empresa em geral, seus gestores e as condições de trabalho. O aspecto emocional diz respeito a se o empregado tem uma atitude positiva ou negativa em relação a organização e seus líderes, essa perspectiva emocional é influenciada principalmente pelo elemento cognitivo. O aspecto comportamental fomenta acerca da vontade do empregado para aplicar o seu esforço no trabalho, resultando em um benefício de valor agregado para a organização.

Segundo Furst, é importante que o gestor esteja atento ao trabalho de cada integrante da sua equipe, de modo que os elogios sejam oportunos e não causem atritos entre o restante da equipe, daí a importância de manter a coerência ao elogiar ou efetuar algum tipo de recompensa ao funcionário. A falta de reconhecimento por sua vez é um dos grandes males não mensuráveis que inevitavelmente comprometem os resultados da organização.

Aos colaboradores que desejam ter o devido reconhecimento, alguns passos são essenciais, diz o especialista: “o bom desempenho de suas funções, a interação saudável com os demais integrantes da empresa, estar sempre aberto a críticas e sugestões e acima de tudo: não forçar elogios ou recompensas, essa atitude é prejudicial não apenas à carreira do indivíduo como também a harmonia do ambiente organizacional.”

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