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Categoria: Cases

23/10/2014

Schhhwepic: Um dos melhores cases de 2014

Schhhwepic: Uma dos melhores cases de 2014 - Campanha de Incentivo

Por meio de uma campanha de incentivo bastante criativa e muito bem estruturada, a Schweppes, marca de refrigerantes, foi eleita pela Incentive Marketing Association’s uma das melhores campanhas de 2014. A ação realizada pela empresa, além de ter ganho o Circle of Excellence Award for Employee engagement, também foi indicada para outros dois prêmios na Austrália, chegando a ser finalista em um deles.

A Schweppes Austrália possui ao todo cerca de 1.600 empregados, com diversos papéis em 23 locais diferentes. Para estimular a cultura de reconhecimento e motivação na empresa eles lançaram uma nova campanha de incentivo em 2013 chamada “Schhhwepic”.

A ação buscou envolver todos os colaboradores, desde os funcionários mais “juniors” até a diretoria em prol de um conceito que tivesse ligado a história da marca e que também estimulasse o reconhecimento entre os participantes.

Para isso a marca se baseou em 3 objetivos:

- Construir um programa de reconhecimento para atrair e reter talentos e estimular o trabalho em equipe.

- Trazer novos comportamentos e atitudes profissionais dos funcionários em relação a marca.

- Consolidar a cultura de reconhecimento no ambiente de trabalho.

No evento de pré-lançamento todos os funcionários receberam meio dia de folga para que eles pudessem entender e principalmente opinar sobre a mecânica do programa. Segundo Darryn Wallace, CEO da marca na Austrália, os colaboradores foram convidados a “escreverem seu próprio capítulo na história da Schhhwepic”. Foi um momento em que todos os participantes da campanha receberam formulários para relatar suas considerações.

No lançamento da campanha ocorreu um outro evento em período integral para participação dos funcionários de todos os horários. A ação foi adaptada aos moldes das ponderações dos funcionários, com isso, gerando muito mais expectativa e engajamento por parte deles. Foram incorporados outros tipos de premiações como cursos de formação e a mecânica da campanha também foi adaptada para gerar bonificações individuais, departamentais, estaduais e nacionais.

De modo geral, a ação se distinguiu um pouco das ações tradicionais, uma vez que a campanha foi focada no reconhecimento social. O grande desafio dos participantes era receber reconhecimento de seus companheiros, pois a cada reconhecimento recebido o colaborador acumulava pontos, que posteriormente eram trocados por premiações.

Este reconhecimento, no entanto, variava de peso de acordo com o cargo e a quantidade de pontos da pessoa que o realizou, ou seja, o elogio de um gerente resultava em maiores pontuações do que elogios de funcionários de cargos inferiores.

Todas estas trocas de elogios e aprovações foram realizadas por meio de uma plataforma que computava cada registro e os convertiam em pontos automaticamente. O website ficou disponível a todos os participantes para nomear pessoas e equipes para a premiação e resgatarem seus prêmios.

Além disso, a plataforma da campanha foi vinculada ao Facebook e ao LinkedIn, possibilitando os funcionários curtirem, compartilharem, e comentarem todos os reconhecimentos registrados. Com isso, segundo Darryn Wallace, CEO da marca, a campanha ultrapassou os horizontes dos muros da empresa, uma vez que amigos e parentes dos participantes também tinham acesso a esses reconhecimentos.

Durante toda a campanha a mensagem “Schhhwepic” estava em toda parte da empresa, website, protetores de tela, sacos de guloseimas, cartazes, decalques de chão e muito mais. Em 6 meses de ação, foram mais de 5.000 prêmios distribuídos e milhares de depoimentos reconhecendo colaboradores.

“O sucesso desse programa se deve ao compromisso da administração da Schweppes Austrália em ouvir seus funcionários e tratar o reconhecimento como parte da cultura da empresa todos os dias. Mas essa campanha foi realmente muito bem articulada, desde o início pensamos em branding, mensagens e comunicações contínuas fortes, e um site atraente e funcional que socializasse reconhecimento e que tornasse o ato de dar reconhecimento tão importante quanto o ato de receber”, completa Darryn.

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