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28/10/2014

Marketing de Incentivo: Não basta apenas tecnologia

tecnologia campanha de incentivo

Apesar da indústria do incentivo ainda ter muito espaço a ser explorado, principalmente no que se refere à mobile, como mostramos em matéria recentemente aqui no blog, não há dúvida de que este segmento do marketing passou por uma infinidade de avanços tecnológicos ao longo dos últimos anos.

Existem plataformas de premiação fantásticas disponíveis no mercado que automatizam programas e que diminuem o tempo de espera na coleta de dados, trazendo informações e resultados em tempo real.  Esses sistemas criam áreas centrais de discussão, comunidades, permitem fluxos constantes de comunicação 24 horas por dia e 7 dias por semana, e fornecem relatórios em tempo real para gestores e executivos.

Acontece, entretanto, que essas plataformas por mais inteligentes que sejam não trabalham – ou pelo menos não deveriam trabalhar – sozinhas. Uma campanha de incentivo bem estruturada deve ter uma gestão minuciosa em cada etapa de sua execução. Nesse sentido a tecnologia deve ser uma aliada na gestão e não a gestora propriamente dita, pois se trabalhada desta segunda forma, certamente fará com que as campanhas se tornem monótonas, com processos automatizados e estáticos.

É de concordância universal que uma plataforma moderna traz muitos benefícios para a campanha, entretanto, a criação de uma boa experiência com os participantes requer muita atenção por parte de seus gestores. Devemos lembrar que estamos competindo com todas as outras mensagens lá fora, as pessoas estão sempre ocupadas, apressadas e em seus dispositivos móveis o tempo todo.

Por isso, na realização de uma campanha, é primordial estarmos sempre atentos e no comando da situação para qualquer mudança que possa ocorrer, tanto na campanha, quanto na própria plataforma, utilizando a tecnologia da melhor maneira, a fim de que ela traga os melhores resultados possíveis. Como podemos fazer isto? Vejamos:

Antes de pensar em tecnologia e plataforma

- Planejamento

O processo e o exercício de planejar constituem uma antecipação da prática, ou seja, planejar é prever e programar as ações e os resultados desejados, possibilitando à equipe gestora as tomadas de decisões. Sem planejamento, suas ações irão ocorrer conforme as circunstâncias, com base no improviso e em constantes retrabalhos.

É preciso, portanto, conhecer seu público, entender o porquê a ação está sendo realizada e traçar objetivos claros, concretos e mensuráveis.

- Ouça a opinião dos participantes

Em um dos cases premiados pela “Circle of Excellence Award for Employee engagement” este ano, no evento de pré-lançamento da campanha, todos os funcionários da empresa receberam meio dia de folga para que eles pudessem entender e principalmente opinar sobre a mecânica do programa.

Ouvir os colaboradores, saber o que eles desejam e necessitam são esforços que, além de resultar no aumento do engajamento e uma maior fidelização, também permite que haja uma otimização nos processos da campanha, podendo, assim, garantir o seu sucesso, uma vez que você saberá com maior exatidão quais são a expectativas reais do principal alvo dos objetivos da sua ação.

Depois de pensar em tecnologia e plataforma

- Acompanhe, mensure e otimize

De nada adianta possuir uma plataforma moderna em mãos que gera diversos relatórios se você não utiliza – ou utiliza de maneira inadequada – os mecanismos de mensuração.

Um programa para ter sucesso deve ter processos de analises e acompanhamento em todas as suas etapas e não só em seu término. Em vez de aguardar o final para avaliar os resultados, os gestores da campanha precisam de um olhar mais macro em relação a todos os processos, e ter critérios de análise distintos para cada um deles.

- Atenção a sazonalidades

Vemos com frequência no mercado, empresas que possuem ótimas plataformas customizáveis em suas campanhas, mas não sabem utilizá-las de maneira adequada em termos de sazonalidade.

Quando se está atento a sazonalidade e aberto a mudanças durante a ação, como por exemplo a mudança das premiações no catálogo em datas especiais, a campanha de incentivo se torna mais viva e interessante do ponto de vista do participante, não ficando, com isso, estagnada em um sistema burocrático e premiações obsoletas.

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