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02/12/2014

Motivando colaboradores no fim de ano para vender mais

Motivando colaboradores no fim de ano para vender mais

Em comparação com anos anteriores, 2014 é o período no qual a economia brasileira menos cresceu. Foi um ano intenso e cheio de altos e baixos em termos comerciais. Crises financeiras e queda em alguns setores influenciaram na redução do consumo. Até mesmo a realização de grandes eventos, os quais prometiam trazer novos ares para os negócios, como o Mundial de Seleções por exemplo, não corresponderam as expectativas de todos os setores da economia.

Esse cenário negativo, desenhado por crises financeiras e queda em alguns setores, influenciaram na redução do consumo e talvez tenha afetado também o desempenho da sua empresa, gerando, portanto, momentos não tanto triunfantes em termos de vendas.  

No entanto, mesmo que o ano não tenha sido como o esperado no planejamento, faltam poucos dias para o fim de 2014 e esta é uma excelente oportunidade para fazer um balanço, avaliando os erros e acertos, e aproveitar as boas energias de fim de ano e o consumismo causado pelos apelos emocionais e mercadológicos da data para alavancar as vendas.

É necessário nesse momento reavaliar o planejamento, verificando as metas que ainda podem ser concretizadas, definir novos prazos e manter o foco neste ano, não deixando para 2015 o que você ainda pode realizar em 2014.

A palavra de ordem para a conquista dessa grande mudança, em termos de vendas e resultados, é motivação. Uma equipe motivada estará mais dedicada e poderá aumentar bastante o volume de vendas da organização, o que ampliará a produtividade e a lucratividade do negócio. Devemos, portanto, além de verificar processos como compras, estoque, promoções, novidades e treinamento, dedicar os nossos esforços na motivação dos protagonistas do sucesso da empresa – os colaboradores, sobretudo a equipe de vendas.

A motivação de colaboradores gira em torno de três pilares principais: incentivo, recompensa e reconhecimento.

Nesse sentido, para iniciar uma boa estratégia de incentivo a fim de que funcionários desempenhem melhores resultados nesse fim de ano e a sua empresa venda mais, é primordial estipular metas claras e concretas. Mostre aos colaboradores o que a empresa pretende alcançar e os desafios que a equipe precisa superar para obter os resultados.

Uma vez que definiu as metas, é fundamental mostrar aos colaboradores os benefícios que eles terão ao alcançar tais objetivos. Isso estimulará a equipe a encarar as metas e os desafios estipulados para o fim de ano de forma mais positiva. Recompensas como comissões e bônus financeiros podem ser utilizados, no entanto estudos indicam que esses benefícios recebidos juntamente com o pagamento tendem a ser assimilados mentalmente apenas como parte do salário do empregado, não gerando tanto entusiasmo e engajamento por parte do colaborador, diferentemente de uma premiação desmembrada de outras formas de renda, que, por sua vez, é vista como um deleite, gerando, portanto, mais motivação.

Neste artigo do blog você poderá conferir dicas de como premiar seus colaboradores nesta ocasião. Caso sua empresa já tenha uma campanha de incentivo ativa, esta matéria exibe dicas para alavancar a sua campanha neste fim de ano.

Outro aspecto muito importante nesse processo de motivação é o reconhecimento. Reconhecer que o profissional está fazendo um serviço mais que satisfatório é essencial no crescimento profissional dele, o que está ligado com diversos fatores provenientes de emoções ou sentimentos como, por exemplo, amor, alegria, felicidade entre outros.

Reconhecer significa mais do que premiar, significa mostrar para o colaborador por meio de demonstrações, principalmente públicas, que seu desempenho foi visto, aprovado e apreciado. É de suma importância, durante e após os esforços dos funcionários, trocar feedbacks, elogiar e, no caso de uma campanha de incentivo, proporcionar um momento a qual o colaborador não só receba o prêmio mas também se sinta prestigiado com o seu desempenho, isto pode ser realizado, por exemplo, através de uma cerimônia de premiação.

Em um mercado altamente competitivo como o atual cenário, a motivação dos colaboradores se tornou fundamental nos resultados da empresa. Terá sucesso a organização que tiver a percepção para compreender que é necessário não só pensar em vender, mas sim ajudar os clientes a comprarem. Como os especialistas Philip Kotler e Peter Drucker afirmam “é fundamental atender, agradar, surpreender e encantar os seus clientes oferecendo a melhor prestação de serviços.”

Para gerar esse “encantamento” nos clientes é necessário, entretanto, entender a sua relação com a motivação de funcionários. Como vimos em post recente aqui no blog, uma equipe só conseguirá encantar os clientes na medida em que a empresa saiba encantá-los primeiro, ou seja, incentivando profissionais, encanta-se clientes, logo, vende-se mais.  Portanto, nesse fim de ano, reveja a estratégia, defina novas metas, estimule os colaboradores por meio de recompensas e reconhecimento e alavanque seus negócios. Boas vendas!

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