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22/01/2015

Motivação: habilidade que todo bom vendedor deve possuir

Motivação: habilidade que todo bom vendedor deve possuir

O departamento de vendas é o “coração” de uma organização. É ele o responsável pela “busca” por receita através da comercialização de bens e ou serviços oferecidos que a organização da qual fazem parte. São eles que irão em busca dessas receitas que a organização precisa para se manter viva. A importância que os vendedores tem sempre foi muito clara, mas com a evolução das teorias de administração, a globalização da economia, a evolução das condições de trabalho, entre outros conceitos, essa valorização passou a ter ainda mais atenção.

Ter profissionais de qualidade, que sejam persuasivos, competentes, experientes e sobretudo motivados é primordial,uma vez que a motivação dos vendedores permite aos indivíduos o desenvolvimento de seus potenciais e aumentam seus desempenhos, maximizando, assim, as vendas.  

Importantes pesquisas comprovam que colaboradores engajados e motivados geram mais resultados para as empresas.  Por exemplo, um estudo recente realizado pela Aon Hewitt aponta que empresas que possuem ações e estratégias voltadas para engajamento e motivação de colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis em relação a empresas que não dispõem de tais benefícios.

Outra pesquisa realizada pela Towers Watson mostra que os índices de produtividade diminuem significativamente quando os funcionários vivenciam na empresa altos níveis de estresse e desmotivação. O estudo mostra que, dos funcionários que alegavam estarem desmotivados, mais da metade (57%) também relataram que estavam infelizes na empresa e que rendiam menos do que poderiam.

Motivação é, portanto, um dos principais fatores diferenciais nos resultados de uma equipe de vendas. Este estado de espírito positivo é de suma importância à manutenção do bom desempenho dos vendedores, dado que a motivação é um impulso que leva os vendedores a trabalharem com mais entusiasmo, vontade, garra e alcançar desempenhos que jamais alcançariam em condições normais de trabalho.

As empresas que desejam se destacar no mercado precisam estar muito atentas a esse fator, pois, por mais que existam vendedores auto-motivados, a maioria, assim como qualquer ser humano, não é. Por que você acha que os livros de motivação estão sempre entre os mais vendidos nas prateleiras das livrarias? Cabe a organização e seus gestores incentivar e traçar as estratégias para que a sua equipe de vendas e demais áreas desempenhem o melhor papel dentro da empresa.

Vendedores precisam de apoio. Não é à toa que os gregos diziam sobre suas tropas: “Quem dá a missão supre os meios”. Se uma empresa designa alguém para vender seus produtos ou serviços tem que lhe dar suporte e estimular os resultados por meio da motivação, que pode ser realizada sob várias formas, sendo premiações e reconhecimento os principais elementos que geram tal estado entre os colaboradores. Pois, para atingir um elevado grau de satisfação da equipe, é preciso ir além das ferramentas básicas e dos velhos conceitos de incentivo como salários e benefícios.

Campanha de incentivo de vendas é um conjunto de ações definidas pela empresa que, se cumpridas pela equipe conforme critérios preestabelecidos, proporcionam aos vencedores premiações.

Empresas que utilizam essa estratégia em suas gestões estimulam a competitividade saudável entre colaboradores e ao mesmo tempo o espírito de trabalho em equipe, além de mostrar aos seus vendedores uma preocupação e interesse em impulsioná-los e estreitar relacionamento, potencializando, assim, as suas habilidades e as vendas.

O mercado de incentivo é cheio de grandes oportunidades e a partir dele certamente você poderá encontrar uma ação que possa gerar resultados significativos para a sua equipe de vendas e a sua empresa. Se você deseja saber mais sobre esta incrível estratégia de marketing, confira este artigo sobre a qual explicamos resumidamente como é realizada uma campanha de incentivo. Ou, se preferir, acompanhe variados cases de sucesso publicados aqui para você se inspirar.

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

 

 

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