Últimas publicações

Categoria: Notícias

03/02/2015

Saúde e Bem-Estar no trabalho. Sempre é hora de incentivar

Gestores modernos precisam estar atentos a esse fator dentro da empresa, pois saúde e bem-estar no trabalho proporcionam um bem imensurável para as companhias, seus funcionários e seus resultados.

 

saúde-e-bem-estar-no-trabalho

 

Todo começo de ano é igual, novas promessas, novas metas, novos desafios. Essa tendência tende a se repetir de forma sistemática sempre. É normal que todos estejam altamente motivados no começo do ano, com fôlego dobrado para fazer do próximo ano, um período especial. Isso se traduz em promessas que fazemos no início de todos os anos. Estas são mais frequentes ainda quando o alvo das promessas são a saúde e o bem-estar. Sempre nos pegamos prometendo que iremos começar a praticar atividades físicas, seja em academias, parques ou ruas. Dos muitos que fazem essas tradicionais promessas, poucos conseguem executá-las, devido a vários fatores. Um deles, talvez um dos mais importantes, é a rotina de trabalho, que a cada dia é mais intensa. Ao mesmo tempo, com a intensidade da rotina, cada vez mais nos damos conta da necessidade de se estar saudável e do aumento na qualidade de vida e na produtividade quando estamos saudáveis. Percebendo esses problemas, alguns empregadores têm investido em novas formas de incentivo a atividades físicas e a saúde. Estes investimentos têm se mostrado um sucesso.

Como vimos em matérias anteriores, como esta, muitos colaboradores que fazem parte de organizações possuem programas de incentivo a saúde e bem-estar no trabalho, se mostram satisfeitos com a atitude dessas organizações e afirmaram que obtiveram mais sucesso em cumprir suas metas quando auxiliados pelos programas das organizações das quais fazem parte.  

Por outro lado, colaboradores que integram organizações sem esses programas se mostraram insatisfeitos. Um relatório da Investors in People realizado no início deste ano, revelou que mais da metade dos colaboradores em tempo integral sentiam que seu empregador não ligava para a sua saúde e bem-estar no trabalho. Metade desses, disseram que se sentiram menos motivados, e um terço afirmou que isso os tem feito considerar buscar um novo emprego. “Além disso, um em cada dez admitiu não trabalhar tão duro, e outros 15% disseram que, na verdade, se ressentem seu empregador.” – diz Paul Devoy, chefe da Investors in People.

A necessidade de promover a Saúde e Bem-Estar no trabalho são, decididamente, prioridade cada vez maior para as organizações. As que já fazem isso tem tido cases de sucesso. Um grande varejista e-commerce brasileiro obteve bons resultados após promover um programa de atividades, composto por palestras com atletas renomados, aulas, grupos de treinamento e a adoção de convênios com academias. Este é um grande exemplo de como essa filosofia de incentivo ao bem-estar pode render bons frutos.

Mas não é só o bem-estar físico que deve receber atenção. A saúde mental é um componente importante de qualquer regime de saúde e bem-estar. O stress é sempre apontado como um problema, assim como a depressão, em pesquisas sobre esse tema.  Trabalhar sobre fortes pressões e tensões durante horas excessivas também pode ser ameaças ao bem-estar dos colaboradores.  Proporcionar um espaço de descompressão para que os funcionários se refugiem por alguns minutos, pode ajudá-los a gerir o stress. Outra opção pode ser a preparação de um local, no qual será feito uma sala, disponível na hora do almoço, para que um grupo possa se reunir e ouvir músicas de relaxamento, por exemplo. O fornecimento de apoio prático e emocional também pode ser um caminho.

Uma vez escolhidas as estratégias e elaborados os programas, uma organização que pretende seguir esse caminho precisa comunicar corretamente os seus colaboradores, não somente no início do programa. Segundo especialistas, uma parte das iniciativas para a promoção de Saúde e Bem-Estar no trabalho não obtém o sucesso esperado porque os headers imaginam que apenas promover os programas no início da sua implementação é suficiente para que eles sejam um sucesso. Na verdade isso é apenas o começo.

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

Deixe seu comentário

Posts Relacionados