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24/02/2015

Marketing de Incentivo: Uma solução para a seca em São Paulo?

Sabesp cria uma ação de marketing de Incentivo para economizar água em São Paulo e tentar solucionar seca na cidade.

Marketing de Incentivo Uma solução para a seca em São Paulo

 

Após o período mais quente em sete décadas e com chuvas até 70% abaixo da média para o verão, o nível do Sistema Cantareira, principal conjunto de reservatórios que abastece a Grande São Paulo, chegou a patamares críticos. A crise vem se desenrolando desde o início de 2014, quando em março foi batido o primeiro recorde de menor volume de água no sistema desde que ele foi criado em 1974, com 14,6% de seu volume total.

Desde fevereiro de 2014, o Estado tem adotado um conjunto de medidas emergenciais para diminuir os efeitos da pior crise hídrica vivida pela cidade em sua história recente. Apesar do Governo não admitir oficialmente, de acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, diversos municípios do estado estão passando por um racionamento de água.

Além disso, uma outra estratégia foi aplicada pela companhia estadual de saneamento de São Paulo para tentar solucionar a crise: o Marketing de Incentivo. No dia 1º de fevereiro de 2014, 8,8 milhões de paulistanos foram surpreendidos por uma novidade: se consumissem 20% menos água, ganhariam desconto de 30% na conta seguinte.

Esse bônus faz parte de uma estratégia milenar aplicada pelo ser humano para o alcance de resultados. Como vimos na História do Marketing de Incentivo, tudo começou com os Jogos Olímpicos dos Gregos, onde, visando a superação de seus recordes, os atletas eram recompensados por reconhecimento e premiações pelos objetivos alcançados.

Essa solução atualmente é aplicada por diversas empresas para incentivar funcionários, fornecedores e até clientes, a fim de que os incentivados alcancem determinado objetivo e sejam recompensados por seus atos. São técnicas que visam estimular pessoas a realizarem determinada ação em troca de algum benefício.

Trata-se de uma metodologia ligada diretamente ao fator psicológico do ser humano relacionada a motivação, pois, até para questões básicas é de suma importância para o próprio ser humano, como economizar água, as pessoas precisam de algum incentivo, motivação ou mobilização para realizar tais esforços. Não deveria ser assim, mas infelizmente é.

A ação da Sabesp visou exatamente isso. No entanto, a estratégia do desconto de 30% na conta de água para quem reduzir 20% do consumo, não vem dando muitos resultados e a seca em São Paulo ainda continua.

Acontece que a ação foi iniciada depois que a crise já estava instaurada e beirando o caos. Nesse caso, talvez se as ações fossem aplicadas a título de prevenção e não de remediação talvez São Paulo não estivesse passando por essa situação atual e uma campanha de incentivo seria sim uma solução. Pois, o Marketing de Incentivo pode gerar muitos resultados, seja para empresas públicas ou privadas, mas, no entanto, deve ser aplicado no momento correto e visando resultados de médio a longo prazo.

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

 

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