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Categoria: Dicas

02/04/2015

O que pode fazer uma campanha de incentivo dar errado?

Campanhas de incentivo, quando bem realizadas, são excelentes estratégias para melhoria de performance das empresas, mas podem estar sujeitas a erros que comprometem sua execução e os resultados esperados.

 

O que pode fazer uma campanha de incentivo dar errado

 

Confira abaixo as principais causas que podem fazer com que uma campanha de incentivo dê errado:

 

VISÃO MACRO

Uma campanha de incentivo, assim como qualquer outra ação de marketing, requer um alinhamento com o planejamento e com os objetivos globais da empresa. É um erro, portanto, ignorar essa visão macro acerca da organização como um todo e não integrar as campanhas a outras ações de marketing já em desenvolvimento, como por exemplos ações promocionais, de endomarketing, incentivo ao bem estar dos colaboradores, entre outras.

 

OBJETIVOS

Outro erro muito comum praticado em campanhas de incentivo, sobretudo de vendas, é a definição de metas impossíveis de serem alcançadas, ou que independam do esforço e trabalho dos colaboradores. As metas das campanhas devem estar alinhadas com os números efetivos da empresa e as possibilidades reais de mercado. Além disso, devem ser comunicadas de forma muito clara para que os funcionários entendam exatamente o que a companhia espera deles.

 

PREMIAÇÕES

Independente do custo, o que importa é o valor percebido, o diferencial e a utilidade do prêmio. Ele deve ser efetivamente um “objeto de desejo” e que poderá gerar algum tipo de lembrança por parte do participante.

Oferecer recompensas sem utilidade ou significado para o padrão das equipes é outro erro muito comum em campanhas de incentivo. É fundamental escolher prêmios adequados ao público envolvido nas campanhas. Quando desenvolve-se campanhas de incentivo para colaboradores, é importante lembrar que cada um tem sua própria motivação e personalidade. Por isso, é válido pensar como recompensar a equipe de forma abrangente, buscando alcançar todas – ou pelo menos a maioria – das expectativas.

 

MECÂNICA

Criar campanhas de duração muito longa, com regras complexas ou simplesmente não definir o regulamento de maneira clara e nem divulgá-los de forma transparente aos interessados é um dos principais erros praticados em campanhas de incentivo. 

Nesse sentido, é preciso que a mecânica da ação seja clara, simples e descomplicada. Além disso, é necessário estipular bem o público alvo das campanhas e se certificar de que todos os envolvidos no ciclo do objetivo a ser alcançado estejam participando, e não só um grupo seleto de pessoas.

 

COMUNICAÇÃO

Não comunicar ou divulgar adequadamente as campanhas, negligenciando prazos, acesso à informação e principalmente a criação de materiais de comunicação específicos, atraentes e exclusivos para esta finalidade pode ser um erro letal em campanhas de incentivo.

Uma vez que a campanha possui uma mecânica simples e bem elaborada, é fundamental que os objetivos e valores dessa ação sejam comunicados de maneira clara e consistente para os participantes. É imprescindível ter um plano de comunicação estruturado, que possa informar claramente a estrutura da campanha e que também enfatize os ganhos que os participantes terão ao alcançar os objetivos almejados, estimulando e engajando os funcionários a participarem da ação.

 

MENSURAÇÃO

Não criar instrumentos e processos de mensuração de resultados durante e após o período das campanhas também é um erro muito praticado em campanhas de incentivo. Tais mecanismos permitem dar “feedback” para a equipe, o que influencia positivamente nos próprios resultados.

Além disso, ao mensurar os resultados é possível realizar o cálculo de retorno sobre o investimento (ROI), que é item fundamental em ações como estas, uma vez que o número alcançando determinará se a campanha gerou resultados para empresa ou não.

 

PARCEIROS

Uma campanha de incentivo não é apenas distribuição de premiações. Trata-se de uma ação estratégica que requer muito planejamento e bastante dedicação de seus gestores em cada etapa do processo. É imprescindível contar com um parceiro que possa te auxiliar tanto no plano como na execução de sua campanha e não apenas um mero fornecedor de tecnologia ou produtos. Essa contratação é fundamental em sua ação, pois uma decisão mal tomada pode acabar ocasionando muitas dores de cabeça, e acarretar prejuízos ao seu negócio. 

Esse é um erro que pode ser evitado se você contar com uma empresa experiente, consolidada no mercado, e que possa ser um parceiro que cuide de todas as etapas de sua campanha para que você não perca o foco no que interessa: os resultados da sua empresa.

A WLC, empresa referência em soluções para campanhas de incentivo no Brasil, pode ser esse parceiro. Trata-se de uma empresa especialista na área, que possui uma consultoria especializada a qual poderá ajudá-lo a definir objetivos, regras e prêmios. Além de contar com uma plataforma de premiação on-line totalmente customizável e milhares de opções de prêmios, você não precisará se preocupar com o gerenciamento da campanha, aquisição dos produtos e logística de entrega. Esse é um diferencial que poderá fazer muita diferença no dia a dia de sua campanha.

 

Saiba mais sobre a WLC e suas soluções em campanhas de incentivo.

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

 

 

 

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