Últimas publicações

Categoria: Notícias

07/04/2015

Resiliência + Motivação = Gestor de Vendas dos sonhos

Resiliência e Motivação tem sido as competências mais buscas pelas empresas em gestores de vendas no Brasil.

 

Resiliência + Motivação = Gestor de Vendas dos sonhos

 

Nesse atual cenário de baixo crescimento econômico a qual o país se encontra, a rotina das empresas é permeada de incertezas, o que requer maior habilidade e agilidade das organizações e seus gestores para adaptar-se rapidamente. Nesse panorama, o gestor de vendas geralmente recebe o dobro das pressões, tendo então como responsabilidade equilibrar as tensões advindas do ambiente externo e interno das organizações, e – claro – vender mais.

Por conta disso, entre esses profissionais, motivação e resiliência, passaram a ser competências muito procuradas por empresas dos setores produtivos da sociedade. Isso por que o gestor motivador e resiliente é um líder que responde de forma mais eficiente à crises. Enquanto outros ficam a lamentar o momento e culpar seus vendedores pelos tempos difíceis, esse tipo de profissional  renova-se para atingir um propósito maior, possui alta taxa de inteligência emocional, abstraindo a pressão de seus funcionários e os motivando para resultados acima da média.

O gestor de vendas motivador sabe o papel dele na motivação de seus colaboradores, dominando técnicas de coaching e incentivo no tratamento de seus vendedores, os auxiliando com treinamentos de vendas, feedbacks, reconhecimento e recompensas . O gestor de vendasresiliente possui a capacidade de enfrentar as adversidades, ser transformado por elas e conseguir superá-las. O foco dele não está na adversidade e, sim, no propósito e na capacidade de superação.

Essas duas competências juntas formam um gestor de vendas dos sonhos de grande parte das empresas no Brasil atualmente. Pois, essas organizações, sobretudo em nosso momento econômico atual, precisam de líderes que possam lidar muito bem com a pressão e a negatividade do mercado.

À vista disso, motivação e resiliência são características tão importantes no dia a dia dos gestores de vendas. São competências complementares entre si, uma vez que é preciso motivação para o uso da resiliência, e também é preciso resiliência para se manter motivado em tempos difíceis.

Por isso é tão importante para um departamento comercial uma liderança que seja positiva, que consiga ver oportunidades na crise e imagine situações de sucesso em vez de fracasso, que enxergam os problemas como oportunidades disfarçadas e que possam agir positivamente diante das adversidades.

O gestor de vendas resiliente e motivador consegue fazer isso. Ele se concentra nas metas que pretende atingir sem se desviar de seus objetivos, independente das circunstâncias. São flexíveis e incentivadores, pois consideram outras alternativas que também podem levá-los ao mesmo fim, e sabem envolver outras pessoas em seus projetos, engajando seus vendedores a superar suas performances mesmo diante de momentos difíceis.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados