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Categoria: Dicas

14/04/2015

Criando um plano de comunicação em campanhas de incentivo

A divulgação e um plano de comunicação é elemento fundamental para o sucesso em campanhas de incentivo.

 

Criando um plano de comunicação em campanhas de incentivo

 

 

Por que fazer um plano de comunicação  em campanhas de incentivo?


Vimos em post recente aqui do blog os principais motivos que causam o insucesso em campanhas de incentivo. Entre eles, comunicação e divulgação, foram os fatores que mais se destacaram como erros fatais que podem fazer com que uma campanha fracasse.

Isso por que muitas vezes ações desse tipo são planejadas, possuindo e cumprindo quase todos os requisitos e particularidades que uma campanha de sucesso requer, no entanto, quando são iniciadas, a sua divulgação é totalmente negligenciada pelos gestores, pois acreditam erroneamente que apenas um simples envio de e-mail marketing para os colaboradores é o necessário para divulgar e estimular a participação dos colaboradores.

No passado esse tipo de negligencia poderia ser até entendido, uma vez a divulgação era muito dependente de materiais impressos, que possuem alto custo de produção, o que onerava muito os orçamentos em campanhas de incentivo. Mas, atualmente, com o advento das novas mídias digitais, os custos fixos associados a um plano de comunicação em ações como essas têm sido reduzidos absurdamente.

Não importa o quão atraente ou lucrativa é a sua campanha, se ela é uma ação que os funcionários desconhecem ou sabem muito pouco sobre os seus reais benefícios, terá poucos participantes e será um fracasso. Por conta disso, é fundamental que campanhas de incentivo tenham um plano de comunicação estruturado e periódico e também um tema engajador, com peças comunicativas que agreguem valor a campanha, estimulando, assim, a participação e o empenho dos colaboradores.

 

Como criar um plano de comunicação em campanhas de incentivo?


Na elaboração de seu plano de comunicação é necessário primeiramente criar um cronograma com ações pontuando cada etapa da campanha: pré-lançamento, lançamento, sustentação, desfecho, divulgação de resultados e agradecimento:

A partir daí, escolha os canais de divulgação mais eficazes para tornar a comunicação uma ferramenta do dia-a-dia. A definição dos meios depende da dimensão da empresa e do orçamento que foi disponibilizado para a execução do plano de comunicação. Podem ser utilizados meios orais, escritos, audiovisuais, ou digitais:

 

- Reuniões

Vantagens: É um dos meios mais eficazes para comunicação de forma ativa e direta nas empresas.
É um método imediato e pode ser utilizado no feedback dos desempenhos dos participantes.
Desvantagens: Excesso de reuniões acaba por provocar desinteresse por parte dos colaboradores.

- Folhetos

Vantagens: Proporciona aos participantes acesso direto as informações durante a campanha, pois pode ser utilizado como informativos periódicos e constantes expondo rankings, desempenhos e estímulos a equipe.
Desvantagens: Oneroso. Requer gasto com produção gráfica.

- Inquéritos

Vantagens: Indica o clima da empresa e como a campanha está impactando os participantes, permitindo a expressão das opiniões dos colaboradores.
Desvantagens: Tempo na realização e análise.

- Caixa de sugestões

Vantagens: Encoraja o espírito de iniciativa, a criatividade e a participação. Possibilita todos os colaboradores darem sugestões antes, durante e depois da campanha.
Desvantagens: Consulta das sugestões regularmente.

- Jornal da empresa

Vantagens: Pode ser distribuído na empresa e para o domicílio de todos os colaboradores, o que contribui para o engajamento dos familiares dos participantes.
Desvantagens: Oneroso. Requer maior tempo de produção e um custo alto de produção.

- Intranet

Vantagens: Adapta-se facilmente a empresas de pequeno, médio e grande portes. Permite a circulação rápida de informação e pode facilitar os processos burocráticos. Uma ferramenta do século XXI.
Desvantagens: Excesso de uso acaba por provocar desinteresse ou dispersar o trabalho do colaborador.

- E-mail

Vantagens: É uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de várias dimensões, sobretudo por aquelas que não tem uma Intranet. É um meio rápido e barato.
Desvantagens: Excesso de uso acaba por provocar desinteresse ou dispersar o trabalho do colaborador.

 

Compare as vantagens e desvantagens e também os custos de maneira criteriosa, antes de definir aquele meio que considera melhor para os propósitos de sua ação. Definindo esses canais e se comunicando de maneira periódica e consistente, você poderá insirir a sua campanha de incentivo na mente e no espírito dos participantes, conseguindo, com isso, alcançar sucesso na sua ação. Boa sorte

 

Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial

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