Últimas publicações

Categoria: Notícias

12/05/2015

Motivação de vendedores. Quem é responsável por ela?

Gestores? Empresas? Ou os próprios funcionários? Quem é responsável pela motivação da equipe de vendas?

Motivação de vendedores. Quem é responsável por ela

 

 

A grande diferença entre o vendedor e os outros profissionais da empresa, é que ele encontra diariamente obstáculos, rejeições e desafios. Por esses motivos é o profissional que deve sempre estar mais motivado, pois somente assim ele poderá motivar os clientes a comprarem.

No entanto, falar de motivação não é uma tarefa fácil, visto que é necessário entendermos que estamos lidando com seres humanos, e cada vendedor tem uma formação psicológica diferente de outro, ou seja, o que pode motivar um, não necessariamente motivará outro.

Apesar de o gestor de vendas ter um papel importante e fundamental para manter a equipe motivada, não é responsabilidade única e exclusiva dele motivar os profissionais. Motivação é algo que deve ser também intrínseco no vendedor, pois é o que lhe faz levantar de manhã, encarar os desafios da rotina de vendas e superá-los.

O desafio do gestor e da empresa, nesse sentido, é ajudar cada vendedor a encontrar o que realmente o motiva. O líder de vendas é aquele que ajuda o seu funcionário a descobrir um potencial antes desconhecido. Ele não deve ser responsável integralmente pela motivação das pessoas, mas pode contribuir muito para isso.

 

Motivação por parte do vendedor

A motivação, ou falta dela, pode ser causada por muitos motivos, não gostar realmente da área de vendas, estar insatisfeito com o ambiente ou com as pessoas. Antes de mais nada, o profissional que está passando por este momento de insatisfação precisa tentar entender o que causa esse sentimento e a partir daí, será mais fácil encontrar meios para resolver.

É necessário entender o seu cotidiano, ver se o seu trabalho diário é o bastante para satisfazê-lo, refletir sobre as melhorias e capacitações que você pode realizar, definir metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, ter disciplina em suas atividade e esforçar-se a cada dia para alcançar os seus objetivos. Mas, lembre-se: trabalhe, trabalhe, trabalhe. Porém, descanse: vírgulas significam pausas.

 

Motivação por parte do gestor de vendas

Para motivar uma pessoa, em primeiro lugar é necessário saber que a palavra motivação é a junção das palavras motivo e ação, ou seja, dar um motivo para uma ação. O motivo o gestor de vendas deve dar através de incentivos. Quando falamos incentivo, não significa necessariamente dinheiro, existem muitos outros fatores de incentivos tão fortes quanto o dinheiro. É necessário saber que o dinheiro pode não ser o principal incentivador de algumas pessoas. Já está mais do que provado que as empresas líderes de mercado e as que mais vendem, são aquelas que propiciam um ótimo ambiente de trabalho e sabem manter toda sua equipe motivada por meio de benefícios não monetários.

O que pode-se notar no mercado atual é que o fator motivacional das equipes de vendas é de responsabilidade conjunta entre gestor de vendas, empresa e funcionários.  É muito importante que a empresa entenda que todos nós temos problemas e que o desempenho diário é prejudicado pelos problemas pessoais. Quando o funcionário enxerga a empresa como uma aliada e não como um adversário na sua jornada, o relacionamento flui melhor e a parceria entre a força de vendas e a empresa, se transforma em um relacionamento benéfico para todos.

 

 

Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial

 

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados