Últimas publicações

Categoria: Notícias

09/06/2015

Guia completo de salários em marketing e vendas no Brasil 2015

Os profissionais da área de vendas têm o objetivo de realizar a venda. Já os dá área marketing tem outro, distinto, porém complementar, o de estimular a venda. Um verbo apenas os separa.

 

Guia completo de salários em marketing e vendas no Brasil 2015

 

No entanto, o perfil que o mercado tem exigido desses profissionais está mudando drasticamente. Do profissional de vendas, principalmente por conta do atual momento econômico, está sendo cada vez mais requerida a missão de buscar resultados a curto prazo, cumprir e superar a cota do mês, gerar fluxo de caixa etc.

Em contrapartida, o profissional de marketing, principalmente por conta do novo perfil de consumidores mais conectados e informados, está sendo obrigado a cada vez mais viver em função do consumidor, da criação e da satisfação das expectativas e necessidades deles.

Essas mudanças de paradigmas também foram evidenciadas por um estudo recente da Robert Half, empresa do setor de Recursos Humanos, mostrando que essas transformações têm refletido diretamente nas responsabilidades e atribuições desses profissionais e principalmente em suas remunerações. 

Segundo o estudo, a profissionalização de alguns setores e a busca por rentabilidade levam o mercado a preferir executivos de vendas com perfil mais “sofisticado”. Por isso, profissionais com perfil consultivo e visão global de negócios são os mais bem remunerados na área comercial.

Por outro lado, no marketing, a grande questão levantada é a retração do mercado. Após resultados modestos em 2014 e baixa na economia em 2015, grande parte das empresas optou por metas mais realistas, estruturas menores e ganho de sinergia. Nesse contexto, alto nível de energia, perfil empreendedor e visão ampla de negócios são diferenciais.

Os profissionais da área mais demandados em 2015, segundo o estudo, são gerente de vendas, gerente de marketing, executivo de vendas e keyaccount. Abaixo, o guia completo de salários das áreas de Marketing e Vendas, do analista ao diretor.

 

 

Cargo

Salário em empresas pequenas e médias

Salário em empresas grandes

Gerente geral de marketing e vendas de 18 mil a 65 mil reais não informado
Diretor comercial de 16 mil a 35 mil reais de 18 mil a 50 mil reais
Gerente regional de vendas de 9 mil a 20 mil reais de 11 mil a 26 mil reais
Gerente nacional de vendas de 12 mil a 27 mil reais de 15 mil a 30 mil reais
Key account de 5 mil a 13 mil reais de 6 mil a 15 mil reais
Supervisor de vendas de 5,5 mil a 8 mil reais de 5 mil a 12 mil reais
Executivo de vendas de 4 mil a 10 mil reais de 4 mil a 10 mil reais
Diretor de marketing de 17 mil a 30 mil reais de 18 mil a 45 mil reais
Gerente de trade marketing de 8 mil a 16 mil reais de 10 mil a 20 mil reais
Gerente de marketing de 7 mil a 20 mil reais de 9 mil a 25 mil reais
Gerente de produto de 7 mil a 15 mil reais de 7 mil a 20 mil reais
Gerente de inteligência de mercado/planejamento estratégico de 10 mil a 17 mil reais de 12 mil a 25 mil reais
Coordenador de comunicação de 4 mil a 8 mil reais de 5 mil a 9 mil reais
Coordenador de marketing de 5 mil a 10 mil reais de 6 mil a 12 mil reais
Analista de marketing de 3 mil a 6 mil reais de 3 mil a 7 mil reais

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados