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23/06/2015

Campanha de incentivo se inspira nos jogos de RPG

Campanhas de incentivo por meio de estratégias de gamification estão sendo cada vez mais utilizadas por empresas do Brasil e do mundo.

 

 

Campanha de incentivo se inspira nos jogos de RPG

 

 

 

Recentemente, em post aqui no blog, falamos sobre formas de gamification em campanhas de incentivo, que nada mais é que uma estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira mais lúdica e “divertida”.

Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca, ou internamente com seus próprios colaboradores afim de motivá-los a terem melhores rendimentos.

Um exemplo de case interessante, aplicando esta estratégia realizado aqui no Brasil, foi o “Guardiões das Vendas” da empresa de telefonia Tim.

A Tim lançou este ano uma campanha de incentivo de vendas baseada no conceito dos jogos RPG (Role Playing Game). Batizada de “Guardiões das Vendas”, a proposta é estimular os vendedores por meio de desafios e metas desenvolvidos a partir do universo e da linguagem destes games, nos quais os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício.

As tarefas propostas valem pontos, que serão contabilizados ao final do mês para a formação de um ranking. Os primeiros colocados serão premiados com pontos extras. Paralelamente às metas principais, os participantes também podem acumular experiências, revertidas em pontos, por meio de desafios especiais. Quanto mais experiências e pontos o vendedor acumular, maiores serão as chances de trocá-los por prêmios, que vão de eletrodomésticos a viagens internacionais.

Para proporcionar um envolvimento maior, o hotsite da campanha de incentivo, por onde os participantes podem acompanhar sua evolução durante o ano, será interativo e personalizado por um avatar escolhido por cada uma das cerca de duas mil pessoas da força de vendas corporativa da operadora. Os desafios vão ser enviados por e-mail marketing, torpedo de voz ou SMS.

“Com esta campanha, procuramos tornar a experiência dos parceiros de vendas o mais próximo possível dos jogos de RPG, combinando criatividade e desafios num ambiente de aprendizado divertido. A proposta, além de engajar os participantes por meio de prêmios, estimula o planejamento, organização, liderança e tomada de decisões, que são fundamentais para os profissionais de vendas”, explica Marcos Takahara, Diretor Sales SmallMedium Business da TIM.

Fonte: Revista Fator Brasil

 

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