30/06/2015
Este cenário torna necessário alguns entendimentos por parte de todos os envolvidos nesse processo, uma vez que existem muitos tipos de ações para gerar tal engajamento, o que pode complicar a integração entre as forças envolvidas.
Certamente as principais estratégias são o Endomarketing e o Marketing de Incentivo. Tratam-se de aliados bastante importantes para as empresas quando o objetivo é estimular o engajamento entre os funcionários e melhorar o clima organizacional da empresa. No entanto, é importante saber as diferenças entre cada uma delas e ter claro em mente de que forma elas podem beneficiar sua empresa.
O termo Endomarketing, utilizado para descrever as ações de marketing desenvolvidas para colaboradores da empresa, focado na comunicação interna, por vezes é confundido com o termo Marketing de Incentivo, que descreve ações de motivação e incentivo de colaboradores na busca de atingir e superar metas e resultados.
Os dois termos não significam a mesma coisa, mas são relacionados: marketing de incentivo é uma das formas de endomarketing. O endomarketing abrange todas as formas de contato com o colaborador, desde campanhas internas, avisos, intranet, festividades e solenidades, ou seja, as múltiplas formas de impactar os colaboradores no exercício de seu trabalho.
O Marketing de Incentivo, como uma forma muito presente dentro das empresas, por vezes se apropria do conceito de endomarketing. Isso ocorre pois envolve comunicação mais intensiva, ações mais robustas e distribuição de brindes, prêmios e bônus por resultados alcançados.
O Endomarketing é uma força muito poderosa que as áreas de RH e Vendas devem utilizar para engajar colaboradores com mais eficácia, tanto em ações de incentivo como em todas as outras, como campanhas de prevenção de acidentes, datas comemorativas e aniversários coletivos, inclusive com o uso de blogs internos, mídias sociais dirigidas e a ainda bastante presente intranet.
Em resumo, ambas são estratégias que veem evoluindo ao longo do tempo, se integrando e utilizando, de forma eficaz, o fluxo de informações e objetivos das empresas e gerando cada vez mais resultados em termos de comunicação, trabalho em equipe, motivação, ambiente organizacional e produtividade.
Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial