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06/08/2015

Como combater a improdutividade na sua empresa

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a produtividade nas empresas brasileiras está estagnada há cerca de três décadas.

 

Como combater a improdutividade na sua empresa

 

Diferentemente do que se pode imaginar, a produtividade não está diretamente relacionada a quantidade de trabalho ou de horas trabalhadas. Segundo pesquisa recente realizada pela Organização americana The Conference Board, um americano é capaz de produzir o equivalente a cinco brasileiros, mesmo tendo uma carga horária bem menor do que a brasileira.

Um olhar analítico acerca desses e diversos outros dados leva à conclusão de que a improdutividade é um tema bastante importante para os gestores brasileiros, sobretudo por conta do atual momento econômico do país. Mais do que nunca, é o momento de o universo corporativo refletir sobre a necessidade de encontrar um modelo de gestão capaz de melhorar a atual produtividade das empresas. Pois, a maior parte dos fatores que podem combater a improdutividade se encontram dentro das próprias organizações, destacando-se a “melhoria dos processos”, “organização do trabalho” e a “motivação dos colaboradores”.

Vejamos, abaixo, as principais ações que podem ser aplicadas dentro das empresas para conter a improdutividade.

- Organização e Redução de tarefas desnecessárias

Pode não parecer, mas um ambiente de trabalho desorganizado causa desperdícios e afeta a produtividade de um trabalhador. Ter suas ferramentas mais utilizadas à mão e saber onde encontrar as de menor uso, assim como manter apenas as coisas necessárias ao ambiente são algumas das formas de ser mais organizado, otimizar o trabalho e não desperdiçar tempo.

Uma das principais práticas para obter um ambiente desta forma é a utilização do famoso “5S”. A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade e segurança, um melhor clima organizacional e de certa forma o aumento da motivação dos funcionários.

- Estabelecer Objetivos e Metas

Se de um lado o desafio dos colaboradores é cumprir as metas estabelecidas, do outro, o desafio das empresas é comunicá-las e detalhá-las a um nível estratégico, tático e operacional. Nesse sentido, as metas são importantes porque projetam um futuro para a empresa, direcionando equipes, gestores, clientes e fornecedores.

Uma excelente metodologia para estabelecer metas e objetivos é o processo S.M.A.R.T. (Specific – Measurablel – Attainable – Realistic – Time Bound). Isto é, você deve criar metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizáveis.

- Fornecer uma boa infraestrutura

Muitos gestores de grandes empresas possuem uma visão de infraestrutura muito limitada. Alguns utilizam computadores antigos, tecnologias ultrapassadas, programas piratas, conexão de internet não profissional, falta de uma estratégia de telefonia, falta de servidor, falta de planejamento de redes e conexões de internet, entre diversas outras questões que influenciam diretamente na produtividade do colaborador.

No entanto, essas não são as principais negligências. A maioria das grandes empresas já possuem tais recursos tecnológicos, mas muitas vezes pecam em infraestrutura ligada ao ambiente de trabalho. É necessária uma estrutura que favoreça  o saudável ambiente organizacional dos colaboradores, pois isso influencia na qualidade de vida deles e também na produtividade nas tarefas realizadas. 

- Incentivar e Motivar os colaboradores

Após definir os objetivos e oferecer a infraestrutura para a realização das ações, é fundamental investir em benefícios extras para potencializar a energia da equipe no alcance dos objetivos. Isso estimulará os colaboradores a encarar as metas e os desafios estipulados de forma mais positiva. Neste caso, premiações são a melhor solução, pois, por meio dessa estratégia você atribui nos processos de trabalho da empresa o conceito de meritocracia, estimulando, com isso, motivação e competitividade entre a equipe.

Premiar, no entanto, não garante que todo o potencial de cada integrante do time seja explorado, pois, para que o profissional mantenha-se engajado e aceite novos desafios, é preciso, além de recompensar pelos resultados, reconhecer todo o trabalho realizado. Isso significa mais do que premiar, significa mostrar para o colaborador por meio de demonstrações, principalmente públicas, que seu desempenho foi visto, aprovado e apreciado, assim, sua equipe certamente ficará mais engajada e produtiva, alcançando com isso, os resultados desejados.

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