Últimas publicações

Categoria: Dicas

31/08/2015

8 Dicas para ter um Clima Organizacional saudável

Um clima organizacional saudável é essencial para toda empresa que pretende satisfazer as expectativas de seus clientes.

 Clima Organizacional saudável

Vimos em um post recente aqui no blog, a importância de se realizar uma pesquisa de clima organizacional para analisar as reais necessidades dos funcionários e a efetividade da empresa ao entregar os benefícios desejados. Após o diagnóstico do que deve ser elaborado ou aprimorado nessa análise é fundamental criar estratégias para não só gerar um bom clima organizacional aos colaboradores, mas principalmente mantê-lo, a fim de que perdure em longo prazo e se torne uma cultura na empresa. Para isso, é fundamental analisar com cautela as práticas abaixo, aplicando ou reforçando essas estratégias com a sua equipe:     

 1 – Contrate pelo caráter, treine habilidades 

Diversas pesquisas comprovam que as demissões em sua maioria têm origem em posturas equivocadas e comportamentos impróprios, sendo que estes por sua vez influenciam forte e diretamente no clima organizacional da empresa. É necessário estar atento a essas questões e se utilizar de técnicas preventivas logo no processo seletivo, contratando profissionais que dividem os valores da sua empresa e que possam agregar no clima organizacional saudável.

2 – Ofereça benefícios além dos tradicionais 

É necessário pensar em benefícios que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores. Nesse sentido, ações de saúde física e mental, culturais, de cidadania e ambientais, de modo a integrar mente, corpo e espírito, são fundamentais para gerar tais resultados e manter um ambiente de trabalho mais saudável.  Práticas como visita de familiares, programas de ginástica, programas sociais e flexibilização de horários são excelentes estratégias.

3 – Estabeleça metas e objetivos 

É imprescindível mostrar à equipe o que se espera dela e onde a empresa quer chegar. Dessa forma, cada colaborador estará ciente da sua importância para o crescimento do negócio, reconhecerá sua responsabilidade no desenvolvimento da empresa e reunirá mais esforços para isso.

4 - Estimule a competição saudável 

Para estimular a competição saudável, é preciso, antes de tudo, ter regras muito bem definidas. Nesse sentido, um plano de carreira bem estruturado, com critérios coerentes e resultados baseados na meritocracia são fundamentais para não haver conflitos inerentes ao crescimento pessoal, o que influencia de modo direto no clima organizacional. 

5 – Cultive o espírito de equipe 

A presença contínua do espírito de equipe é outro diferencial que caracteriza o bom clima organizacional. Nesse tipo de sistema, as pessoas têm a consciência de que precisam unir forças para atingir objetivos e superar obstáculos, não ficando apenas perseguindo metas pessoais e competindo de forma prejudicial a equipe. 

6 -  Dê Feedback 

O feedback contínuo das lideranças é uma ferramenta valiosa e que contribui ativamente para que o clima organizacional se torne saudável. Isso porque, essa prática gera segurança para que os talentos tenham consciência daquilo que a empresa espera deles e, dessa forma, possam se sentir mais prestigiados e eficientes.

7 – Premie e recompense os bons resultados 

O processo de reconhecimento baseia-se em atribuir ao funcionário um sentimento de estima e valorização pelo resultado que foi alcançado. Isso pode ser feito por meio de elogios e bônus extras financeiros, ou de uma forma mais estruturada como através de campanhas de incentivo, oferecendo premiações, que são mais eficientes a longo prazo. 

8 – Comemore os resultados 

A comemoração das conquistas entre o time e o líder é sempre uma constante, pois as vitórias são consideradas um mérito resultante do trabalho de todos e não de um profissional isolado.Não espere bater a meta para comemorar, comemore cada venda fechada, cada novo cliente conquistado, cada contrato recuperado. Estas comemorações unem a equipe, fazem as pessoas se sentirem reconhecidas e recompensadas.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados