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13/10/2015

Vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos do mundo

Pesquisa indica que profissionais de vendas no Brasil sorriem menos e são menos simpáticos.

 

Vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos do mundo

 

Apesar de ser conhecido no mundo inteiro como um povo simpático, hospitaleiro e acolhedor, o brasileiro não mantém essa reputação quando o assunto são as vendas. Segundo uma pesquisa realizada pela companhia sueca Better Business World Wide, em parceria com a brasileira Shopper Experience, que mediu a simpatia de vendedores ao redor do mundo, o Brasil ocupa apenas a 15ª posição entre os 16 países do ranking, à frente apenas do Japão.

O estudo usou “clientes secretos”, que entraram nas lojas para avaliar os vendedores e mensurar a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso – no Brasil, 22 mil clientes secretos participaram. Apenas 79% dos atendimentos realizados no Brasil começaram com um sorriso do vendedor, enquanto os irlandeses, líderes no ranking, foram sorridentes em 97% das vezes. A segunda colocação é dividida entre Grécia e Porto Rico, com 93%, seguidos por Lituânia (92%), Suíça e Grã-Bretanha (91%), Letônia e Portugal (90%), Estônia (89%), Dinamarca e Turquia (88%) e Alemanha e Estados Unidos (87%). Atrás do Brasil está apenas o Japão, com 74%, ocupando a 16ª posição.

Segundo os especialistas que realizaram a pesquisa, o sorriso influencia diretamente no resultado da venda. Por isso, a importância de ter um ambiente organizacional favorável aliado a treinamentos e estratégias de motivação voltadas para a equipe de vendas. Não existe fórmula pronta para gerar tais efeitos, uma vez que o mercado e a equipe nem sempre reagem da maneira planejada. Há, no entanto, estratégias que podem ser adotadas para auxiliar seus vendedores se sentirem mais valorizados e motivados para sorrirem e venderem mais.

O gestor tem que garantir que os vendedores estão bem qualificados para alcançar as metas. Nesse sentido, treinamento detalhado e continuado dos produtos ou serviços comercializados é vital. O vendedor deve entender, por exemplo, os ciclos de vendas e compras e métodos de negociação da empresa.

Além disso, os fatores motivacionais têm grande peso nos resultados. As recompensas através de prêmios concedidas conforme as metas exigidas são indispensáveis. Um grande prêmio oferecido ao final de uma campanha de incentivo de vendas certamente pode impulsionar suas receitas. Esse prêmio deve ser atrativo o suficiente para que os vendedores dediquem esforços extras em atingir o resultado estipulado.

 

Equipe Editorial
WLC – World
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