Últimas publicações

Categoria: Dicas

20/10/2015

Perguntas que você deve se fazer para manter sua equipe motivada

manter sua equipe motivada

 

Estou escutando a minha equipe?

É de suma importância dar voz a equipee escutá-la. Deixar um canal de comunicação aberto com os colaboradores dará mais liberdade aos integrantes do time, fazendo com que eles se sintam realmente parte da organização, gerando confiança mútua entre empresa, gestores e equipe. Para colher estas informações você pode fornecer questionários, realizar reuniões periódicas, ou até se fazer mais presente no dia a dia dos funcionários.

 

Estou falando com a minha equipe?

Por parte do gestor, pode parecer algo que não possui tanta importância, mas por parte dos funcionários, uma simples conversa amistosa pode fazer muita diferença em sua motivação. Todos nós queremos saber nossas qualidades e nossos pontos a melhorar. Se um talento que você tem dentro da sua equipe não está sabendo o que está acontecendo, ele não irá se desenvolver. Portanto, é fundamental que você estabeleça um plano ou até um cronograma para conversar e dar feedbacks aos seus colaboradores.

 

Estabeleço metas?

É comum que todos que entram em alguma empresa queiram colaborar para o crescimento da organização. Ter metas claras, objetivas e atingíveis, indicando onde a empresa está e para onde ela quer ir, estimula os colaboradores, pois as pessoas gostam de desafios. Trata-se de uma forma de gerar o sentimento de superação e conquista. Deixe claro o que a organização espera do colaborador e da equipe e estimule-os.

 

Reconheço por mérito?

Em todo time há pessoas que se destacam mais do que outras, logo esta pessoa deve ser reconhecida e recompensada. É importante, para o funcionário que está mais dedicado e mais engajado, ser recompensado pelo seu mérito, seja por premiações ou bonificações. Além de motivar o colaborador, isso motiva os demais membros da equipe. Aplique esta técnica e demonstre que a empresa está satisfeita com o resultado obtido.

 

Disponibilizo treinamento adequado? 

A sensação de estar desatualizado em relação ao mercado gera insegurança. Se o funcionário está inseguro, ele irá procurar outra empresa que está mais atenta ao mercado e que está em busca de qualificação dos profissionais. Treinar os membros da sua equipe, além de deixá-los motivados, gera um diferencial competitivo para empresa, pois seus funcionários estarão utilizando as práticas atuais que estão no mercado.

 

Minha equipe possui um bom clima organizacional?

Muitas empresas têm investido na qualidade do ambiente de trabalho de seus funcionários. Investimentos nas instalações, flexibilidade nos horários, atividades interativas entre outras coisas, vem sendo utilizadas cada vez mais para que os funcionários sintam-se cada vez mais estimulados em suas empresas. Este tipo de prática só contribui para a motivação da equipe, o que na maioria das vezes resulta no maior rendimento dos profissionais e consequentemente em sucesso para as companhias.

 

Me preocupo com a saúde e o bem-estar da minha equipe? 

As empresas são movidas por pessoas, porém, se estas pessoas não estão bem, os resultados não aparecem. É importante que o ambiente de trabalho seja seguro e ofereça todas as necessidades de cada colaborador. Podem ser criados também programas como ginástica laboral, massagem e alimentação saudável. Cuide sempre das pessoas.

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados