Últimas publicações

Categoria: Dicas

03/11/2015

Potencialize os pontos fortes de seus funcionários

Para que uma empresa tenha sucesso é fundamental que ela disponha de líderes que consigam ajudar os funcionários a potencializarem os seus pontos fortes.

 

2
Muitos profissionais que ocupam cargos de gestão ainda atuam como se fossem chefes, que vivem focados sempre nas tarefas e nos procedimentos rotineiros, deixando de pensar em ações para desenvolver os pontos fortes de sua equipe.

Esses profissionais ainda não entenderam que não basta apenas ocupar um cargo de gestão, é preciso ser um líder e fortalecer o time constantemente. Para isso, é preciso se atentar a algumas questões gerenciais que são fundamentais para gerar o desenvolvimento do potencial individual e coletivo dos colaboradores. Vejamos os principais:

 

Observação

Observe sinais que indiquem um comportamento envolvido de seus funcionários e tente entender quais tipos de tarefas cada colaborador se sente mais à vontade de realizar. Muitas vezes, apenas mudanças simples na rotina do profissional, delegando mais atividades prazerosas e menos tediosas pode resultar em grandes mudanças.

 

Feedback

Uma das principais ferramentas que contribuem para potencializar os pontos fortes dos liderados é o feedback. Quando bem utilizado, a técnica serve como forma de apoio, estímulo e aprendizagem, visando o crescimento dos colaboradores. Quando um líder utiliza o feedback, deve mostrar ao colaborador o estágio atual no qual ele se encontra, apontando a direção que deverá seguir, ou seja, o que está fazendo bem feito e o que pode melhorar. Então, quando for utilizar esta estratégia, o líder terá que estar consciente que ao fazê-la vai estimular o desenvolvimento de alguma habilidade latente do colaborador.

 

Premiação

Trata-se de uma solução que faz a diferença quando há uma cultura de meritocracia na empresa. A ideia consiste em premiar o colaborador que se destaca, seja com produtos, bônus financeiros ou até premiações intangíveis. Isso estimulará a equipe a encarar as metas e os desafios estipulados de forma mais positiva. Mas cuidado! Se não houver uma base estrutural com critérios muito bem estabelecidos na forma como a premiação é realizada, a competição entre os colaboradores acaba sendo prejudicial para o ambiente de trabalho.

 

Capacitação

O ideal é incentivar os funcionários com potencial de crescimento concedendo programas de capacitação, como cursos, pós-graduações e MBAs. Se o caixa da empresa não permite esse investimento, uma solução para incentivar equipe é diversificar as funções, possibilitando novos aprendizados aos colaboradores.

 

Plano de Carreira

Crescer na empresa significa assumir um cargo de maior responsabilidade e remuneração. Para muitas pessoas, essa perspectiva representa um belo incentivo para melhorar o desempenho. O plano de carreira ajuda o profissional a trilhar o seu caminho e atingir os seus objetivos, ajudando no sucesso profissional. Sua finalidade é a de criar um guia de ações para direcionar a administração, visando atingir resultados com o máximo de eficiência dentro de um tempo pré-determinado.

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados