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Categoria: Dicas

17/11/2015

O que você deve saber antes de iniciar uma campanha de incentivo

Para que uma campanha de incentivo seja desenvolvida da melhor maneira, há uma série de fatores que não podem ser deixados de lado em seu planejamento. Veja os principais.

 

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Visão Macro

Primeiramente, é preciso saber que sua campanha de incentivo deve estar alinhada a cultura e também ao planejamento global da empresa. Ou seja, a campanha deve contribuir significativamente para que os objetivos da organização sejam atingidos e também integrar-se a outras ações de Marketing já em desenvolvimento.

 

Regras e regulamento

O regulamento e as regras da campanha devem ser divulgados de maneira clara e transparente ao público. Além disso, é necessário estipular quem são os participantes e se certificar de que todos os envolvidos no ciclo do objetivo a ser alcançado estejam participando, e não só um grupo seleto de pessoas.

 

Datas e duração

O segundo e principalmente o quarto trimestre não são períodos muito recomendáveis para criar campanhas de incentivo, pois são épocas em que naturalmente a demanda se aquece, e a ação se torna praticamente inócua.

É preciso também ter cuidado com a duração da campanha. Ações muito longas podem acarretar em falta de engajamento com o passar do tempo.

 

Premiações

Uma das formas de manter a campanha sempre atrativa é variar o catálogo de prêmios. Manter sempre os mesmos produtos – ou pior ainda – escolher premiações inadequadas pode fazer sua campanha fracassar. Independente do custo, o que importa é o valor percebido, o diferencial e a utilidade do prêmio: ele deve ser efetivamente um “objeto de desejo”.

 

Comunicação

É preciso comunicar adequadamente as campanhas de forma coordenada e contínua, sem negligenciar prazos e acessos a informações. A criação de um plano de comunicação, com materiais impressos e digitais específicos, atraentes e exclusivos são fundamentais para o sucesso da campanha.

 

Mensuração

É preciso criar métricas e processos de controle e acompanhamento sistemático dos resultados durante o período das campanhas. Um programa de incentivo para ter sucesso, deve ter acompanhamento em todas as suas etapas e não só em seu término. Em vez de aguardar o final para avaliar os resultados, os gestores precisam de um olhar mais macro em relação a todas fases da ação e ter critérios de análise distintos para cada um deles.

 

 

 

 

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