Últimas publicações

Categoria: Pesquisas

10/12/2015

Os desafios para recrutar e selecionar bons profissionais

Um bom processo de Recrutamento & Seleção é uma necessidade cada dia mais estratégica e complexa para as organizações.

4

Um levantamento da empresa de consultoria Robert Half revela que 92% dos recrutadores brasileiros enfrentam grandes dificuldades para realizar recrutamento e seleção de bons profissionais.

Ao contrário do que é geralmente pensado entre profissionais e empresários, o trabalho de recrutar e selecionar profissionais não se resume a encontrar meramente alguém para ocupar determinada vaga. A missão do recrutador é muito mais complexa e exige dos profissionais da área de RH muitas habilidades, entre elas olhar analítico e boa percepção.

Na pressa de contratar um profissional, muitas organizações enfatizam o recrutamento e negligenciam a seleção. O recrutamento inclui anunciar a vaga, tornando-a atrativa para os candidatos interessados, buscando-os dentro ou fora da organização, já a seleção é contratar o melhor dentre eles. Quando o processo todo é feito corretamente, garante a entrada de pessoas com competências necessárias para desempenhar a função e quando feito inadequadamente pode gerar altos custos para as empresas, já que problemas como diminuição da produtividade, absenteísmo, e alta rotatividade podem ocorrer ao longo do tempo.

Muito mais do que cuidar da triagem de currículos e entrevistas, quem atua com recrutamento e seleção de pessoas deve ter uma visão bem definida do objetivo da empresa para a qual está buscando colaboradores. Dessa forma, a chance de acertar na contratação, escolhendo o candidato com o perfil mais adequado para a vaga que esteja alinhado com as perspectivas da empresa, aumenta bastante.

Contratar profissionais que agreguem valor ao negócio e à equipe se faz cada vez mais essencial. Por isso, o responsável por selecionar e analisar os candidatos deve estar cada vez mais atento a uma série de etapas a serem seguidas. Toda organização vive de seus resultados e esses são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de recrutamento e seleção eficientes, que possa identificar a pessoa certa para o lugar certo. Além disso, também são necessários diversos esforços relacionados a motivação, bem estar e incentivo para que esse bom profissional desempenhe o máximo de sua capacidade.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados