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Categoria: Dicas

17/12/2015

5 Erros que podem atrapalhar o sucesso do gestor

Conhecer e respeitar as habilidades individuais de cada funcionário e motivá-los é uma das principais atitudes de um bom gestor.

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A correria, as extensas obrigações na relação de trabalho e o grande acúmulo de tarefas podem sufocar tanto um gestor, que ele deixa de perceber detalhes que formam a base de uma boa liderança. Vejamos os principais erros que podem atrapalhar ou prejudica-lo:

1 – Aceitar cargo de gestão sem estar preparado

Assumir um trabalho para o qual não está preparado compromete o desempenho do profissional e o resultado da empresa. É sempre bom avaliar se os principais ativos de carreira estão ligados às habilidades técnicas ou de gestão. Ser gestor implica gerenciar não só as atividades de um setor, mas as pessoas. E essa é uma tarefa árdua. Trabalhar em equipe é uma coisa, ser responsável pelo engajamento e manutenção dela é outra completamente diferente.

2  – Falta de capacidade de adaptação

A palavra-chave, em tempos de crise e estruturas mais enxutas, é resiliência. O mercado de trabalho é dinâmico e se destaca quem acompanha suas mudanças. É fundamental fugir do papel de vítima e enxergar as oportunidades que aparecem em meio às turbulências do mercado e da economia é a dica para o gestor que quer alavancar a carreira em vez de decretar o fim dela.

3 – Deixar de fazer planejamento

Não se pode viver ao acaso, por isso deve haver planejamentos de curto e de longo prazo. A análise de cenários econômicos e do mundo corporativo é fundamental para que o gestor consiga entender toda a amplitude da atuação da empresa. Ele também tem de entender a estratégia global da organização e seus objetivos para definir metas, cronogramas, formas de monitoramento e avaliação e, além disso, definir ações corretivas ao longo do processo.

4 – Ser inacessível

Esse é outro aspecto bem negativo. É muito ruim um gestor ser incapaz de sentar para ouvir ou estar atento e preocupado com as necessidades individuais de cada colaborador. Esse é um ponto muito desmotivante, pois o que ocorre, muitas vezes, é que o funcionário deseja conversar, propor ideias e sente que não tem espaço. Para isso, é preciso sensibilidade e dedicação tanto da empresa como do lado humano dos outros.

5 – Não motivar a equipe

E uma das mais importantes funções do líder é motivar diariamente sua equipe. Um colaborador sem motivação pessoal ou profissional não tem comprometimento ou interesse com os objetivos traçados, gerencia seu tempo de forma inadequada e tudo isso resulta em uma baixa produtividade. Portanto, o líder deve estar sempre preparado para motivar seus colaboradores.

 

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