Últimas publicações

Categoria: Pesquisas

15/01/2016

O que motiva funcionários no Brasil?

Engajar funcionários nem sempre é um desafio fácil, pois algumas ações podem interferir na cultura e valores pessoais de cada indivíduo.

 

6

 

Não existe uma receita pronta ou fórmula mágica para motivar profissionais na empresa. O resultado é uma combinação de um conjunto de técnicas e fatores aplicados pela gestão, e que depende ainda da cultura da organização.

No entanto, uma pesquisa realizada pela LeadPix Survey sobre a motivação dos brasileiros, uma das perguntas nos trouxe respostas que merecem ser observadas para entender melhor sobre a motivação de funcionários:

11

36% das pessoas consideram “Experiências aprendidas” como o maior fator de motivação no trabalho, ou seja, o ser humano gosta de ser positivamente desafiado e aprender constantemente.

Quanto mais as empresas encontrarem maneiras de fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores mais haverá chances de que eles se sintam motivados a continuar. Portanto, se a empresa oferece oportunidades de cursos, trocas de experiências, vivências e desafios alcançáveis estará alimentando uma necessidade de aprender de seus colaboradores.

Em relação a resposta “Atividades que executa” – a segunda maior fonte de motivação segundo a pesquisa – diz respeito às pessoas que encontraram o que realmente gostam de fazer, estão envolvidas e comprometidas com suas funções do dia a dia. Isso não quer dizer que elas não precisam de ações paralelas para motivar-se. Mas sim, que tais profissionais conseguem manter certa dose de motivação e produtividade individualmente, mas ainda assim precisam ser engajadas pelos seus gestores para gerar aquele “algo a mais” que vai gerar resultados realmente extraordinários.

 Já “Novas oportunidades” como terceira posição, traz à tona mais uma vez o elemento “novo”. Se somarmos a porcentagem de “Experiências aprendidas” com “Novas oportunidades”, teremos um grande número de respostas em que o novo é o principal elemento para a motivação, chegando a 62% dos entrevistados.

Para muitos profissionais o novo é um elemento que motiva. Saber o que não se sabe é intrigante, inspira o indivíduo a lidar com o inesperado pois no novo surgem situações complexas, vivências e experiências que agregam. Até mesmo quem não assume que o novo é motivador consegue enxergar na rotina uma forma de evolução e reinvenção. Ou seja, o novo não é necessariamente mudar de atividade, departamento ou empresa. Vale considerar que nossa evolução pode acontecer através das experiências aprendidas e também através da repetição.

E você o que te motiva no trabalho? Compartilhe com a gente!

 

 

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados