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Categoria: Dicas

21/01/2016

Conselhos sobre motivação de funcionários e liderança

Quais são os motivos que levam os funcionários a se engajarem com a organização? O que é mais importante: prazer pela atividade, salário, reconhecimento, status ou identificação com a empresa? Quem deve ser o principal responsável pela motivação do profissional: a empresa, os gestores, ou o próprio funcionário?

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Dúvidas como essas norteiam o mercado de trabalho nos dias de hoje. Buscar esclarecê-las é o primeiro passo para alcançar um ambiente de trabalho favorável à satisfação de chefes e empregados, aumentando a produtividade da empresa. Mas como alcançar a plena motivação de todos?

Apesar de não podermos atribuir toda a responsabilidade ao funcionário, ele deve estar disposto a fazer o mínimo pela sua própria motivação. Ter vontade de trabalhar, gostar do que faz e procurar envolver-se com as atividades são pré-requisitos para que os incentivos oferecidos pela empresa façam algum sentido para o profissional.

No entanto, é indiscutível que a motivação da equipe é reflexo da empresa e principalmente de seus líderes. E uma boa liderança, além de trazer os resultados, deve colaborar com o desenvolvimento e evolução de seus liderados. Isso, não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é um trabalho árduo, minucioso e que requer visão.

O fato de muitos empresários acreditarem que os salários são os únicos responsáveis pela motivação dos funcionários mostra como os gestores ainda não estão preparados para assumirem essa tarefa. O bom e verdadeiro líder é capaz de manter sua equipe motivada, mas para chegar até lá, é preciso seguir alguns passos:

Manter bons relacionamentos

Uma pesquisa realizada em 2015 revelou que ter um bom relacionamento interpessoal com colegas de trabalho e sobretudo com superiores está no topo de itens que mais influenciam positivamente a motivação dos colaboradores. 

Ter atenção individualizada

Cada membro da equipe tem habilidades e talentos individuais. Do mesmo modo, possui suas próprias expectativas e desejos pessoais e profissionais. Sendo assim, todos devem ser tratados de forma individual pelo líder, e este deve buscar alinhar os desejos do colaborador com os objetivos da empresa.

Delegar

A atitude de transferir autoridade aos colaboradores faz com que sintam-se parte do projeto e fiquem mais engajados. Lembre-se que delegar não é transferir responsabilidade, na verdade é transferir autoridade a uma pessoa apta técnica e emocionalmente para a demanda.

Dar feedback

Esta é uma maneira do líder reconhecer um trabalho bem feito, evidenciar as qualidades do liderado, como também um modo assertivo de corrigir falhas técnicas e de comportamento, através de sua instrução. Sempre que possível faça um elogio em público, e caso não seja, chame o colaborador para receber o feedback reservadamente.

Treinar

Investir em treinamento é fundamental, mas desde que as necessidades sejam realmente identificadas e não definidas de cima para baixo.

Estimular à criatividade

O indivíduo criativo é regido pela auto realização, está atento a tudo o que acontece, busca desafios e soluções criativas para os problemas, cria o novo, tornando-se motivador e auto motivador.

Criar desafios

Criar um ambiente de desafio na empresa e de competição é eficiente. Programas de incentivo como premiar os funcionários de acordo com o cumprimento de metas constituem uma ferramenta poderosa, possibilitando aumento de vendas, incremento da produtividade, melhora da qualidade dos trabalhos realizados e, principalmente, envolvimento e comprometimento de todos os funcionários.

Esses são os principais pontos a serem observados dentro de uma gestão voltada à liderança eficiente e motivação de funcionários, porém cada setor de mercado e cada área da empresa requer estratégias e ações singulares para se alcançar resultados satisfatórios. Por mais que existam diretrizes muito bem estabelecidas, todo gestor possui metodologias e técnicas próprias para ser um líder eficiente e motivar seus colaboradores. Qual são as suas?

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