Últimas publicações

Categoria: Notícias

03/02/2016

Felicidade no trabalho em tempos de crise

Para alcançar a felicidade no trabalho acima de tudo é fundamental saber escolher a empresa que se vai trabalhar, gostar do que faz, realizar cada compromisso com amor e dedicação e claro ser reconhecido.

 

1

 

No entanto, nem sempre as pessoas conseguem escolher um trabalho que as façam felizes e as realizem desta maneira. Atualmente, com a crise econômica que estamos enfrentando, diversas empresas estão demitindo colaboradores. Outras organizações estão fechando. Desta forma, com o aumento do desemprego, os trabalhadores precisam trabalhar, mesmo que essas atividades não os façam felizes, e só quando as coisas melhorarem, é que poderão procurar um trabalho que traga boa remuneração e proporcione felicidade.

Mas até isso acontecer, pode levar um bom tempo para o indivíduo ser feliz e realizado em sua profissão. Sendo assim, passará anos e anos de sua vida trabalhando em algo que não ama, estando fadado a sofrer as consequências.

Acontece que até nestas condições é possível proporcionar momentos de felicidade ao colaborador. Mesmo que esteja trabalhando em um cargo ou em uma área que não seja de sua total aprovação, a empresa pode contribuir – e muito – para que esse momento se torne o mais agradável possível. Para isso, é necessário que seus gestores se atentem a itens de profunda importância para a felicidade profissional dos colaboradores. Vejamos os principais:

 

Proximidade na gestão

Quando alguém se sente parte da empresa, ele trabalha melhor e também é mais feliz. Deixar o funcionário próximo da gestão, aceitar e incentivar sugestões de pessoas de fora da gerência é um dos principais caminhos para gerar o sentimento de pertencimento, o que é de extrema importância para a felicidade profissional.

 

Estimular a amizade na empresa

Funcionários de empresas que estão em fase de crescimento ou de muitos departamentos acabam não tendo a oportunidade de se conhecer. Se este é o caso, pense em confraternizações para unir mais as equipes, como comprar um bolo para os aniversariantes do mês. Construir laços de amizade é a melhor maneira de promover o bem-estar.

 

Fornecer e solicitar feedback regularmente

Temido por muitos, o feedback não deve ser visto como um vilão. Através dele os profissionais podem lidar com críticas construtivas sobre suas atividades e também receberem elogios de seus superiores (e vice-versa).

 

 Fazer a equipe viver a marca

Seus funcionários precisam se apaixonar pela marca e pelos objetivos da empresa. Além de estarem felizes por trabalhar nela, essa paixão será compartilhada para os clientes, fornecedores e até futuros empregados. O trabalho do gestor, neste caso, é incentivá-los a viver a marca.

 

 Estimular o bem-estar

Todas as empresas consideradas as melhores para se trabalhar reconhecem que o bem-estar é essencial para a felicidade de seus funcionários. Ninguém é saudável quando trabalha por muitas horas seguidas, sem descanso e com muita pressão.

Sentir-se bem não é apenas uma questão física, mas também mental. Incentive intervalos de descansos, assim como uma hora de almoço longe da tela do computador.

 

 Oferecer premiações

Receber prêmios de incentivo em troca de um bom trabalho realizado é o que mais gera motivação e alegria entre os funcionários de uma empresa, mostrando que os resultados positivos são notados pelos administradores e que a dedicação pela organização é recompensada. Em outras palavras, esta é uma maneira eficiente de gerar felicidade profissional e de tornar os colaboradores verdadeiros parceiros na busca pelo sucesso da empresa.

 

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados