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Categoria: Dicas

18/02/2016

Dicas para não errar em uma campanha de incentivo

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Ao ouvir a palavra “campanha de incentivo”, muitas pessoas ainda ficam confusas sobre por que e como realizar nas empresas e quais ações implementar ao longo do projeto. As maiores confusões são sobre premiações, mecânica, comunicação e parcerias.

Trata-se de uma ótima ferramenta de motivação e aumento de resultado de colaboradores e equipes, mas podem estar sujeitas a erros que comprometem sua aplicação e os resultados esperados. Por isso, hoje, seguindo as diretrizes de matérias já publicadas como esta, continuaremos a falar de dicas para evitar esses erros e alcançar o máximo na sua campanha.

 

AS PREMIAÇÕES DEVEM SER OBJETOS DE DESEJO

Antes de mais nada é preciso saber que as coisas que importam realmente nas premiações de campanhas é o valor percebido, o diferencial e a utilidade do prêmio. Ele deve ser efetivamente um “objeto de desejo” e que poderá gerar algum tipo de lembrança por parte do participante.

Oferecer recompensas sem utilidade ou significado para o padrão das equipes é outro erro muito comum em campanhas de incentivo. É fundamental escolher prêmios adequados ao público envolvido nas campanhas. Quando se desenvolve campanhas de incentivo para colaboradores, é importante lembrar que cada um tem sua própria motivação e personalidade. Por isso, é válido pensar como recompensar a equipe de forma abrangente, buscando alcançar todas – ou pelo menos a maioria – das expectativas.

 

QUANDO PENSAR EM MECÂNICA, LEMBRE-SE: “MENOS É MAIS”

Criar campanhas com regras muito complexas, fazendo os participantes terem que pensar muito antes e durante da ação deve ser algo a ser evitado. Além disso, é necessário que o período de campanha não seja tão longo e que sua mecânica seja clara, simples e descomplicada. 

Além disso, é necessário estipular bem o público alvo e se certificar de que todos os envolvidos no ciclo do objetivo a ser alcançado estejam participando, e não só um grupo seleto de pessoas, como por exemplo, a equipe de vendas.

 

UM PLANO DE COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL

Neste post, você poderá ver com mais detalhes como criar um plano de comunicação.

Mas, o importante nesse momento é você entender que não comunicar ou divulgar adequadamente as campanhas, negligenciando prazos, acesso à informação e principalmente a criação de materiais de comunicação específicos, atraentes e exclusivos para esta finalidade pode ser um erro letal em campanhas de incentivo.

Uma vez que a campanha possui uma mecânica simples e bem elaborada, é fundamental que os objetivos e valores dessa ação sejam comunicados de maneira clara e consistente para os participantes. É imprescindível ter um plano de comunicação estruturado, que possa informar claramente a estrutura da campanha e que também enfatize os ganhos que os participantes terão ao alcançar os objetivos almejados, estimulando e engajando os funcionários a participarem da ação.

 

PARCEIROS ESPECIALISTAS PODEM TE POUPAR DE “DORES DE CABEÇA” DESNECESSÁRIAS

Uma campanha de incentivo não é apenas distribuição de premiações. Trata-se de uma ação estratégica que requer muito planejamento e bastante dedicação de seus gestores em cada etapa do processo. É imprescindível contar com um parceiro que possa te auxiliar tanto no plano como na execução de sua campanha e não apenas um mero fornecedor de tecnologia ou produtos. Essa contratação é fundamental em sua ação, pois uma decisão mal tomada pode acabar ocasionando muitas dores de cabeça, e acarretar prejuízos ao seu negócio.

A WLC, empresa referência em soluções para campanhas de incentivo no Brasil, pode ser esse parceiro. Trata-se de uma empresa especialista na área, que possui uma consultoria especializada a qual poderá ajudá-lo a definir objetivos, regras e prêmios. Além de contar com uma plataforma de premiação on-line totalmente customizável e milhares de opções de prêmios, você não precisará se preocupar com o gerenciamento da campanha, aquisição dos produtos e logística de entrega. Esse é um diferencial que poderá fazer muita diferença no dia a dia de sua campanha.

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