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Categoria: Dicas

05/04/2016

5 Desafios para um bom gestor

Dentro de uma empresa, o comprometimento individual e o trabalho coletivo são fatores essenciais para o crescimento da equipe e empresa. Mas para que essa combinação seja feita da melhor forma, o papel do gestor é fundamental.

 

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Ser gestor, não é só saber administrar projetos e pessoas, é também saber reconhecer e tirar das pessoas o melhor que elas podem oferecer mas sem deixar de acompanhar e fornecer o apoio necessário à elas. Por isso, sua figura é tão importante para os colaboradores. 

Aqui, temos 5 dicas para enfrentar (e acrescentar) a tarefa de ser um gestor:

Reconhecer e aproveitar o melhor de quem trabalha com você
Saber aproveitar os múltiplos talentos dentro de uma equipe é sabe tirar o melhor dela. A cada dia, diferentes personalidades são encontradas. No entanto, muitas vezes essas pessoas ficam estagnadas dentro de um padrão imposto pela empresa e acabam não tendo o investimento merecido, e consequentemente, potencialidades ficam adormecidas. Para evitar esse tipo de situação, o melhor que o gestor pode fazer é conhecer a fundo sua equipe.

Dar autonomia aos colaboradores
Quando pensamos em gestores, pensamos em uma figura que centraliza tarefas, resolve todos os problemas e que tem a palavra final dentro de um projeto. Porém, saber escutar e dar autonomia a outras pessoas, está cada vez mais presente nas tarefas de um gestor. Essa autonomia se chama empoderamento. Ou seja, dar voz e poder de decisão/realização a quem menos tem em determinado círculo, no caso, na equipe.

Melhorar os relacionamentos
Relacionamentos são difíceis em inúmeras escalas. Porém, para o gestor, saber lidar e gerir um grupo com diversas personalidades, pensamentos, gostos e ideias opostas é um desafio diário. Incentivar um bom convívio e promover situações para que isso seja trabalhado, é promover aos colaboradores um bom ambiente de trabalho e, para a empresa, um resultado mais produtivo. Contudo, não basta apenas trabalhar essa questão nos outros, um bom gestor também precisa ser acessível para os demais e ser o primeiro a demostrar ética e respeito com o coletivo.

Desenvolver uma boa comunicação
A comunicação é um grande ponto a ser posto em prática quando se trata de trabalho em equipe. Se comunicar com clareza evita conflitos e falhas no decorrer de um trabalho. Para o gestor, ser adepto a feedbacks, ser acessível para ter conversas com sua equipe, além de manter a objetividade em reuniões, também faz parte do seu trabalho. Um outro modo de manter tudo bem organizado na hora de passar uma informação, é deixar escrito cada passo e decisão a ser tomada, se necessário.

Ficar atento as mudanças no mercado de trabalho
O mercado de trabalho é muito dinâmico, e por isso, um bom gestor deve sempre estar atento ao que acontece dentro e também fora da empresa, principalmente nos concorrentes. Se reciclar como profissional é estar por dentro e se readaptando ao que acontece, sem cair no comodismo. Por isso, ter abertura para cursos, treinamentos ou workshops, só tem a agregar valor não só ao currículo, mas também para o dia a dia e consequentemente à equipe liderada.

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