Últimas publicações

Categoria: Notícias

19/05/2016

Qual é a melhor estratégia para gerar motivação na sua empresa?

Acordar cedo e ir trabalhar todos os dias pode acabar sendo uma rotina penosa para alguns. Por isso, caso você se sinta desse jeito, é interessante se observar e criar um caminho motivacional para reverter essa situação.

 

19-05

Cada vez mais, empresas tem criado sistemas de incentivo ao funcionários como, jogos, corrida de metas, eventos informais, entre outros. Os gestores também tem se aproximado de suas equipes e percebendo que trabalhar com feedbacks é um caminho produtivo para o time. Entre essas e outras formas de se motivar, cada colaborador também precisa encontrar seu jeito de combinar prazer com trabalho. E é importante que as empresas respeitem, se essa forma não for prejudicial ou contra a cultura da mesma, o caminho de cada um.

Existem diversas estratégias em nosso comportamento para nos motivar a cumprir determinada função. Basta saber qual é a que mais combina com você e colocá-la em prática. Temos conhecimento de três representações mentais que nos motivam, sendo elas: visuais, auditivas e sinestésicas.

As pessoas motivadasvisualmente, são aquelas que precisam de estímulos visuais para reagir ao que lhe é imposto. Por exemplo, a compra de uma blusa. Para ela é necessário que primeiro lhe descrevam para ela imaginar ou lhe mostrem a cor, o tecido, a aparência dela para que a decisão de compra seja tomada. Já pessoas que se motivam por representações auditivas, são aquelas que executam melhor tarefas escutando música, por exemplo. Ou que precisam de muita explicação por voz antes de realizar algum trabalho. Por último, existem aqueles que são motivados sinestesicamente, ou seja, pessoas que são mais estimuladas a partir dos sentidos tátil, olfato e paladar. Na compra de uma blusa, ela seria fisgada com a descrição das qualidades do produto como o conforto, maciez, sensação na pele, etc.

Conhecendo os caminhos já existentes em nosso sistema mental, o próximo passo é saber em qual deles você ou sua equipe se encaixam. Para isso, é necessário relacionar as tarefas a serem realizadas com algum dos estímulos. Uma dica é descobrir qual aspecto faz com que uma atividade que te da prazer fora do trabalho seja tão atraente.

Por exemplo, pessoas que gostam muito de se comunicar verbalmente podem ter dificuldade de realizar obrigações que necessitem passar a informação a partir da escrita. Portanto, ela precisa encontrar alguma forma de combinar o prazer, falar, com o trabalho, escrever. Para aqueles que são estimulados visualmente, o ambiente é um fator importante para gerar motivação. Encontrar elementos visuais que os ajudem, é um bom caminho para completar tarefas difíceis. Já para pessoas sinestésicas, o contato físico é um elemento importante. Ao invés de marcar reuniões por telefones, para ela é mais produtivo e estimulante ter essas reuniões presencialmente. Ela precisa sentir para se sentir motivada. Portanto, produzir em um ambiente agradável de se estar é essencial para elas.

A motivação é uma energia de grande importância tanto para a nossa vida pessoal quanto dentro das empresas. É necessário que você se sinta incentivado a cumprir com suas obrigações, e mesmo aquelas que são “chatas”, podem ser realizadas com outra atitude se você souber encontrar o caminho certo para você e para ela.

Portanto, dar espaço para que as pessoas descubram seu melhor jeito de trabalhar é uma forma de gerarmotivação e um ambiente mais saudável para elas. Para os gestores estimularem sua equipe, é interessante que abram espaço para cada um descobrir qual tipo de pessoa é, relacionar seu estímulo pessoal ao profissional, como autorizar que seus funcionários escutem música ou trabalhem fora de suas mesas durante a execução de projetos; e deixá-los que busquem essas pequenas adaptações no dia a dia para que ao fim, um trabalho de qualidade seja entregue. E tudo isso a através de um caminho mais agradável e estimulante a todos.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados