Últimas publicações

Categoria: Pesquisas

14/06/2016

Inovar gera inspiração e motivação.

Para muitos, uma das coisas que move o ser humano é a busca pelo novo. E nessa busca, somos motivados a sempre alcançar o melhor para inovar o que já existe e assim, vivenciar novas experiências.

14_06

No cotidiano das empresas, muitas vezes o que acontece é nos depararmos com uma rotina maçante e improdutiva. Quando o trabalho fica repetitivo e sem novidade, grande parte dos profissionais se sentem desmotivados a desempenhar determinada função. Em contraponto, há quem prefira seguir trabalhando com uma rotina já pré-determinada e que não se sentem bem em lidar com situações inesperadas. Ao contrario da outra parte, já citada, que encontra nesses momentos inspiração para crescer e vencer novos desafios. Neste caso, é papel da empresa arranjar soluções, que equilibrem esses dois pontos, para que o dia a dia não se torne desmotivador para os seus colaboradores.

Contudo, como fazer para encontrar esse ponto de equilíbrio e satisfazer tanto o lado que se sente motivado diante de novos desafios, quanto o outro grupo que na repetição se sente confortável e seguro?

Em uma pesquisa realizada pela revista Exame junto às empresas Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, e Lead Pix Survey, foi descoberto o que faz com que os brasileiros se sintam motivados dentro de suas empresas. Entre colegas de trabalho, espaço físico e remuneração, um outro ponto teve o destaque: “experiências aprendidas”, com 36% dos resultado. Com isso, podemos concluir que os profissionais gostam de ser positivamente desafiados. Ou seja, é vantajoso para as empresas oferecer oportunidades em que o colaborador se sinta em posição de aprender e melhorar, tais como cursos, trocas de experiências, vivências e novos desafios.

Ainda sobre os resultados das pesquisas, em segundo lugar ficou “atividades que executa”, portanto, uma pessoa que se sente bem em sua posição e afazeres do dia a dia, não é necessariamente alguém acomodado e que não busca inovação. Reconhecer quem encontrou no seu trabalho o envolvimento com o que realmente gosta de fazer, e observar quem apenas se conformou ou está em busca de mudanças, é também saber qual projetos colocar em prática para manter a motivação e interesse dos os funcionários na sua empresa. 

Ocupando a terceira colocação das respostas dos brasileiros entrevistados, mais uma vez encontramos os colaboradores buscando e se realizando ao se depararem com “novas oportunidades” (26%). Portanto, o elemento “novo” se encontra em 62% do resultado.

Com o fim dessa pesquisa, não podemos deixar de concordar que a inovação é o que nos move e nos inspira. Mesmo quem se entenda em um cotidiano padrão, pode reconhecer dentro dele um modo de evoluir e se reinventar para seguir em frente. Portanto, é com as experiências que temos, tanto as negativas quanto as positivas, e também a repetição de algumas delas, que encontramos o equilíbrio para evoluir e lidar com o que está diante de nós. Saber que podem melhorar, e que a empresa dá espaço para isso, é o que nos últimos tempos mais tem inspirado os brasileiros a se manterem nas empresas. Além disso como já citado em outras matérias aqui no blog, campanhas de incentivo ajudam a criar novos desafios para seus colaboradores aumentando o ritmo de vendas, bonificando equipes criando um ambiente de trabalho com foco em resultados sem deixa-lo pesado. 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados