Últimas publicações

Categoria: Pesquisas

28/06/2016

Cuidar do bem-estar dos funcionários, também faz parte do seu negócio.

Cuidar da saúde e bem-estar está cada dia mais entre as prioridades, e ao longo do tempo, quanto mais cedo decisões corretas acerca desse assunto forem tomadas melhor.

28_06

Atualmente passamos maior parte do tempo dentro das empresas trabalhando. Horas e mais horas dos dias são investidas em trabalho. Então, como conciliar uma vida saudável a ele? É aí que a sua empresa também colabora.

Os gestores sabem que manter sua equipe de trabalho com saúde só tende a ser bom para o seu negócio. Afinal, quando estamos  bem rendemos mais. Ao contrário de quando estamos doentes ou com dores, o que pode acabar resultando até em faltas e em queda de aproveitamento das horas trabalhadas. Segundo o Instituto de Bem-Estar Global (WGI), os custos com doenças crônicas, acidentes de trabalho e stress chega ao número de 2,2 trilhão por ano nos Estados Unidos. Só os gastos das companhias devido as faltas dos empregados por causa de doenças crônicas é de 153 bilhões por ano.  

Números como esses, juntamente com o alto custo dos seguros de saúde, é o que tem feito os gestores das empresas investirem em programas que cuidem do bem-estar e saúde dos seus funcionários. E para eles, não basta mais indicar sites ou artigos que falem sobre exercícios e boa alimentação, é necessário oferecer soluções na prática para que os colaboradores possam tirar proveito, como enfermeiros a disposição ou aulas de práticas saudáveis na própria empresa de acordo com a necessidade encontrada em pesquisa feita com os próprios colaboradores, por exemplo.

Contudo, não são só os funcionários que já apresentam problemas de saúde crônica que precisam de cuidados. Esse tipo de investimento pode ser preventivo para a outra parcela que, ainda não demonstra necessidade de tais cuidados da empresa. De acordo com um assessor de bem-estar nos Estados Unidos, John Pierce, quando as empresas observam  seus funcionários, elas descobrem que de 5 a 10 % deles já demonstram más condições crônicas. Portanto, as empresas também precisam se preocupar com o restante para que esse número não aumente e o rendimento do trabalho caia.

Um exemplo de como engajar os funcionários a participarem de programas assim e garantir a saúde de sua equipe, citado por Pierce, é implementar projetos de bem-estar que sejam atraentes. Por exemplo, desenvolver metas a serem batidas em grupo com uma premiação ao fim do processo em caso de perda de peso (é claro que esses prêmios também precisam estar coerentes com o programa) – quando colocados em grupos, as pessoas tendem a se ajudarem a completar os desafios. Ou até aulas de yoga, culinária saudável e atividades físicas em conjunto. Atividades e ensinamentos que possam ser praticados fora do trabalho e levados para a vida pessoal e cotidiano do profissional, também ajudam a manter um índice baixo de problemas de saúde. Afinal, o que a empresa pode oferecer como ajuda e prevenção, também pode ser estendido para fora dela e para dentro da casa e para a família do colaborador.

Para o empreendedorismo, cuidar da saúde dos seus funcionários também resulta em pontos positivos, tais quais melhoria na produtividade, engajamento dos funcionários, cultura da empresa e interesse de novos colaboradores no seu negócio. Pois, uma empresa que cuida dos seus internos só pode gerar coisas ainda melhores.

Outro ponto importante a ser considerado antes de investir nesses programas é a expectativa sobre eles. O incentivo ao bem-estar é um investimento de perspectiva a longo prazo. Portanto, os resultados também virão ao decorrer do tempo. Não se pode começar a ativar e engajar as pessoas esperando ter todo o retorno 3 ou 6 meses depois. Além disso, cuidar da saúde do corpo e da mente é algo que requer tempo e dedicação também de quem a procura. Não basta ter a ferramenta a disposição se não houver motivação por parte do colaborador, e inclusive, de quem o rodeia. Como citamos acima, quanto mais pessoas envolvidas junto ao profissional, mais chances do programa dar certo.

Por fim, também é importante que programas de bem-estar sejam recorrentes e que façam parte da cultura da empresa. Afinal, cuidar da saúde é um bem que deve ser posto em prática constantemente, ainda mais em um mundo onde nos deparamos com diversas distrações que podem nos prejudicar, inclusive no trabalho. Distrações como a má postura devido o uso de smartphones e computadores, consumo constante de refeições cada vez mais rápidas e de mau procedimento, stress com pequenas coisas do ofício e etc. Portanto, se você se preocupa com o crescimento do seu negócio e quer ver os seus funcionários ativos nesse processo, cuide da saúde e bem-estar de quem o faz acontecer. 

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados