Últimas publicações

Categoria: Notícias

30/08/2016

Para ser um bom líder, manter a calma é essencial.

O cargo de liderança será sempre cobiçado. Não necessariamente por todos, mas com certeza por uma grande porcentagem de profissionais. Estar a frente de uma equipe significa ter capacidade de gestão e ajudar os demais colaboradores. Contudo, essa não é uma tarefa fácil. Além de ser um bom líder, quem ocupa esse espaço precisa também ser um exemplo a ser seguido. É nele que as pessoas vão confiar.

30-08

Confiança não é algo que se conquista da noite para o dia. Porém, em determinadas situações, mesmo que você não tenha intimidade com todos os colaboradores, é a sua postura que irá ditar o comportamento dos demais. É a postura do líder diante de um acontecimento que irá acalmar, motivar ou inspirar, ou não, uma equipe. Por isso, diante de momentos de crise, manter a calma é essencial para que os demais não entrem em desespero.

Pessoas em cargos de grande escalão, antes de chegarem ao topo dessa pirâmide, percorreram caminhos e vivenciaram situações nas quais tiveram um líder no comando. Por isso, diante de casos caóticos, quem ocupa o papel de gestor já tem em mente que determinadas posturas são indispensáveis para que as coisas não fujam do seu controle.

Líderes chegam a esse patamar por terem aprendido com erros e acertos do passado. Quando o tempo é de crise, essa visita se torna ainda mais necessária. Saber manter a calma diante de momentos assim é o que também difere e destaca um líder dos demais.

Empresas trabalham em torno de seus objetivos, sua missão. quando se tem isso em mente, as decisões a serem tomadas também precisam estar de acordo com o propósito do negócio e da sua tarefa. Por isso se manter tranquilo na hora de analisar os prós e contras em qualquer circunstância, seja ela favorável ou não, é saber agir para que o que poderia ser facilmente administrado, não se torne um problema em grande escala futuramente. Decisões inadequadas são um risco a qualquer cargo e empresa.

É claro que como todo ser humano, um gestor também está suscetível a erros ou dias nos quais o estado psicológico acaba tomando a frente da razão. Contudo, há uma grande diferença entre colaboradores e gestores quando dias assim afetam suas decisões e postura. Quando um empregado se sente amedrontado diante de um problema, há o gestor para saber amenizar aquela situação. Porém, quando o contrário acontece e é o líder que se sente perdido e incorpora uma posição negativa, isso acaba refletindo para toda equipe, podendo ser um veneno para a empresa.

Ser um líder não é apenas mandar e desmandar no que sua equipe faz, é também saber lidar com diversas circunstâncias, tendo a sabedoria de fazer da melhor forma, para que tudo se mantenha em ordem e dentro do seu controle. É ser um exemplo que irá contagiar e incentivar os demais, podendo ser crucial no desfecho de uma crise ou no desenvolvimento de um projeto.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados