Últimas publicações

Categoria: Notícias

13/09/2016

Por que os profissionais escolhem o home office?

A prática de trabalhar sem sair de casa, também conhecida como home office, vem conquistando cada vez mais os profissionais de diversas áreas. Atualmente, podemos dizer que esse é um costume que veio para ficar, e não só para profissionais autônomos, mas também para dentro da rotina de grandes empresas. O motivo para empreendimentos e pessoas adotarem esse estilo? Economia, otimização do trabalho e qualidade de vida.

Home_office_blog do incentivo

Ao ter a liberdade de trabalhar todos ou alguns dias da semana em casa, permite que o colaborador tenha mais autonomia sobre seus horários e consequentemente sobre o tempo livre para a sua vida pessoal. Dessa forma, ele consegue organizar suas horas de trabalho otimizando sua produção x tempo e, ainda aproveitar o tempo restante da melhor forma que encontrar. A vida pessoal fica mais evidente e começa a fazer parte também dos dias úteis.

Em 2015, 26% das empresas forneciam a pelo menos uma parcela dos seus funcionários  a opção de trabalharem em casa parte da sua jornada de trabalho. Já nos Estados Unidos, 40% dos colaboradores fazem uso do home office, chegando a uma economia de USD 11 000 por ano por funcionário quando contratados em empresas, segundo a Global WorkplaceAnalytics.

Um estudo realizado pelo instituto americano Gallup informa que os colaborares que optam por trabalhar em casa dedicam mais horas ao trabalho – chegando a trabalharem 4 horas semanais a mais do que se estivessem nos escritórios, resultando em mais engajamento e satisfação dos mesmos.

Ter um trabalho flexível. Esse é um dos principais anseios dos trabalhadores, principalmente daqueles que tem filhos pequenos. Em uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, em São Paulo, com 1,6 milhões de pessoas divididas entre 113 companhias, mostrou que os funcionários gostariam de buscar novas formas para exercer o ofício. “As empresas que não perceberem esse tipo de demanda de seus funcionários vão perder talentos”, afirma João Lins, sócio da PwC.

Em questão de economia, para as empresas, oferecer um dia para os funcionários trabalharem de casa faz com que os gastos com energia elétrica, por exemplo, diminua. Para quem opta por essa função, também economiza com transporte, por exemplo. Além disso, os hábitos diário também mudam. Quantas pessoas escolhem lanches e deixam de ter uma refeição saudável e com calma na hora do almoço por falta de tempo no trabalho? O stress causado pelo trânsito diário também é evitado quando se trabalha em casa.

Embora cada empresa ou pessoa tenha seus motivos para adotar uma rotina mais flexível, alguma vantagens estão em terrenos comuns. Contudo, vale observar internamente se esse tipo de formato cabe a sua equipe ou a você, trazendo mais qualidade de vida e claro, para o trabalho entregue.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados